+ Responder o Tópico
Mostrando resultados 1 até 21 de 21
  1. Avatar de Maurivillas
    Maurivillas é offline Boo'ya Moon, babyluv! Maurivillas está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Feb 2005
    Local
    São Bernardo do Campo

Taxa de Contraste, o que é?? Entenda aqui!!

Como tenho lido que muitos aqui ainda têm dúvidas com relação às taxas de contraste dos monitores, resolvi traduzir um pequeno texto que ajuda a entender isso um pouco melhor.

Espero que esse pequeno texto ajude a todos (e espero que o leiam na íntegra, pois deu um trabalhão traduzí-lo)!!

A TAXA DE CONTRASTE

A razão de contraste (de agora em diante, chamada taxa de contraste) é a medição da tela (ou display) do sistema, definida como razão de luminosidade da cor mais brilhante (branco) para aquela mais escura (preto) que o sistema é capaz de produzir. Uma alta taxa de contraste é um aspecto desejado para qualquer display, mas com os variados métodos de medição para um sistema ou uma parte dele, diferentes valores de medições pode, notadamente, produzir resultados similares.

Fabricantes de monitores têm, tradicionalmente, preferido métodos de medição que isolam o “aparelho” do sistema, enquanto outros designers têm, com mais freqüência, levado em conta o efeito da sala, ou ambiente. Um aposento ideal absorveria toda a luz refletida de uma tela de projeção ou emitida por um CRT, e a única luz vista na sala viria somente de tal aparelho. Neste aposento, a taxa de contraste da imagem deveria ser a mesma que a do aparelho. Aposentos reais refletem alguma luz de volta à imagem apresentada, diminuindo a taxa de contraste vista na imagem.

Indo de um sistema que apresenta uma imagem estática (sem movimento) para um sistema que apresenta uma imagem dinâmica complica levemente a definição da taxa de contraste, por causa da necessidade de se levar em conta a dimensão extra temporal do processo de medição. Assim, a razão da luminosidade que a cor mais clara para a mais escura é capaz de produzir simultaneamente e em qualquer instante de tempo é chamada taxa de contraste estático, enquanto a razão da luminosidade da cor mais clara para a mais escura que um sistema é capaz de produzir além desse tempo é chamada taxa de contraste dinâmico. Explicarei isso melhor adiante.

MÉTODOS DE MEDIÇÃO

Muitos aparelhos “preferem” o uso do método de medição full on/full off, já que este cancela o efeito do ambiente e resulta numa taxa ideal. Proporções iguais de luz refletem do display para a sala e de volta em medições em “preto” e “branco”, sem alterações no aposento. Isso irá "inflar" os níveis de luz de ambas as medições proporcionalmente, deixando a taxa de luminosidade preto/branco inalterada.

Alguns fabricantes foram mais longe usando diferentes parâmetros para os dois testes, mesmo que isso inflasse a taxa de contraste calculada. Em projetores DLP (usados, principalmente em LCDs), um método é permitir que a parte limpa do filtro da cor mude para on e depois para off. Essa prática é um pouco duvidosa, já que é impossível reproduzir tais taxas de contraste com uma imagem com conteúdo útil.

Uma outra medição é pelo contraste ANSI (American National Standarts Institute), no qual, a medição é feita com uma imagem patenteada chamada checker board onde os valores de luminosidade são medidos simultaneamente. Esta não é a medição mais realista da capacidade do sistema, mas tem o potencial de incluir os efeitos da sala na medição, mesmo o teste não sendo feito uma sala, é próximo do ideal.

É útil notar que o método full on/full off mede efetivamente a taxa de contraste dinâmico de um monitor, enquanto a medição da ANSI mede a taxa de contrate estático.

A TAXA DE CONTRASTE DINÂMICO

Um notável e recente desenvolvimento na tecnologia dos LCDs é a chamada “contraste dinâmico” (CD). Quando há a necessidade de mostrar uma imagem escura, o monitor diminui a energia da lâmpada interna (ou a abertura das lentes do monitor usando uma íris), mas aumenta proporcionalmente a transmissão pelo painel de cristal líquido. Isto traz o benefício de converter a taxa de contraste estático do painel LCD em cenas escuras, quando a imagem é vista em um ambiente escuro. A desvantagem é que se uma cena escura contiver pequenas áreas de super iluminação, elas serão sacrificadas e apagadas.

O truque para o display é determinar quanto de luz pode ser apagada despercebidamente em uma imagem sob dadas condições de iluminação.

Brilho, como é mais comumente conhecido na literatura de marketing, se refere à emissão da intensidade luminosa na tela, medida em candelas por metro quadrado (cd/m²). Quanto mais alto esse número, mais clara a tela.

É também comum dizerem apenas a taxa de contraste dinâmico de um monitor (quando este for melhor do que a taxa de contaste estático), o quê não deveria ser diretamente comparado com a taxa de contraste estático. Um display de plasma com um contraste dinâmico de 5000:1 mostrará um contraste superior ao de um display de LCD com taxa dinâmica de 5000:1 e estática de 1000:1 quando o sinal de entrada contiver uma gama completa de “brilhos” de 0 a 100% simultaneamente. Entretanto, eles estarão equilibrados quando o sinal de entrada oscilar entre 0 e 20% de brilho.

A TAXA DE CONTRASTE EM UM AMBIENTE IDEAL

Na literatura de marketing para displays emissores (contrários a refletores), as medições sempre são feitas sobre as ótimas condições de uma sala totalmente escura. Em situações comuns, a taxa de contraste é significantemente menor devido à reflexão da luz da superfície da tela, fazendo mais difícil de distinguir entre diferentes aparelhos com taxas de contraste muito altas. O quanto a luz do ambiente reduz a taxa de contraste depende da luminescência da tela, tanto quando da quantidade de luz refletida dela.

__________________________________________________ _________________________________________________

Quem quiser ler o texto original, clique aqui.

Translated by Maurivillas.
    Phenom II 940 X4 -> 4 GB 1066MHz (7-7-7-20) -> Asus M3A78 -> Samsung HD080HJ -> Barracuda ST3320620AS -> DVD-RAM GSA-H42N -> DVD SH-S203D (Sata) -> Mouse Razer Diamondback -> HIS Radeon HD4870 -> Samsung 931BW --> All powered by 7team 420w

[ Adrenaline.com.br > Redator > Moderador > Hardware > Placas de Vídeo > Geral > Papo Cabeça ]

2. Avatar de _AntLion_
    _AntLion_ está online agora Little Owl. _AntLion_ está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Apr 2007
    Local
    Paulínia/SP
    É isso ae tio Mauri, tudo bem explicado ...
    i7 Loading...

3. Avatar de du__f
    du__f é offline Usuário Registrado du__f está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Mar 2007
    Local
    Rio de janeiro - RJ
    Ótimo tópico, vai ajudar muita gente, sempre tem uma galera perguntando sobre taixa de contraste nos lcd...parabéns mesmo
    Biostar TPower X58 | Intel Core i7-920 D0@3,8Ghz cooled by Thermalright Ultra 120 Extreme w/ Silverstone FM121 + AC MX-2| XFX GTX 295@630/1400/2300 | Corsair Dominator DDR3 1600mhz (7-7-7-18) w/ Airflow CMXAF2 | Corsair HX1000W | Intel SSD X25 80GB@RAID0 | Seagate 1TB SATA2 7200.12@RAID0 | Creative X-FI Titanium Fatal1ty + Sony Receiver 5.1 DD/DTS 700W RMS | CM Cosmos S | LG W2353V | Logitech G15 V2 | Logitech G5 + Everglide Titan | LG BD-RW BH08LS20

4. Avatar de plyndagos
    plyndagos é offline All Rights Reserved. plyndagos está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Jul 2007
    Local
    Feira de Santana BA
    Muito bom cara!!
    Valeu!
    Um estudo recente conduzido pela Universidade Federal do Paraná, mostrou que cada brasileiro caminha, em média, 1.440 km por ano...Outro estudo feito pela Associação Médica Brasileira mostrou que, em média, o brasileiro toma 86 litros de cerveja por ano.Isso significa que, em média, o brasileiro faz 16,7 km por litro.Não é para explodir de orgulho???
    Edutwister, ta preocupado comigo ? nao fode diz:
    *vo mostra minha bunda de bikini

5. Avatar de Panda
    Panda é offline Impeckable Panda está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Aug 2005
    Local
    Sombrio - SC
    Li o texto. Características de monitores em geral era algo que eu não sabia muito a respeito. Agora já começo a compreender melhor a respeito de contraste.
    Excelente tópico, Villas!

6. Avatar de marujinho
    marujinho é offline Usuário Registrado marujinho está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Oct 2007
    Local
    Rio de Janeiro - RJ
    Show cara!!!
    HP Pavilion DV2845SE <TURION 64 X2 @2.10GHZ TL-62> <2x2GB> <250GB> <DVD±RW LIGHTSCRIBE> <GEFORCE GO 7150M> <CAM 1,3 MP> <14.1" WXGA>
    XBOX360 Kit Nacional <gamertag: marujinhoBR> | PS3 Slim <psn id: marujinhoBR>
    SEMP TOSHIBA 32" REGZA 32CV550DA | Bomber 2.1 A30a Black
    iPod Touch 8GB 2ª Geração | NOKIA BH-501

7. Avatar de rodrigopace
    rodrigopace é offline Usuário Registrado rodrigopace está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Dec 2007
    Local
    São Paulo
    Valeu cara!
    Parabens!
    Tirei muitas duvidas q eu tinha em relação a contraste!
    Xbox 360 Falcon:
    SAMSUNG 42" series 5

VIRTUA 6Mb

8. Avatar de Maurivillas
    Maurivillas é offline Boo'ya Moon, babyluv! Maurivillas está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Feb 2005
    Local
    São Bernardo do Campo
    Legal que vocês curtiram.

Achei o texto bastante interessante e espero que, agora, possamos entender melhor esse lance de contraste.

Eu, pelo menos, entendi um pouco melhor as diferenças entre o contraste estático e o dinâmico. E entendi que as medições, muitas vezes, variam.

No caso dos monitores mais comuns, não sabemos quais são os critérios que eles usam pra fazer tais medições, mas o importante é nosso conforto visual.
    Phenom II 940 X4 -> 4 GB 1066MHz (7-7-7-20) -> Asus M3A78 -> Samsung HD080HJ -> Barracuda ST3320620AS -> DVD-RAM GSA-H42N -> DVD SH-S203D (Sata) -> Mouse Razer Diamondback -> HIS Radeon HD4870 -> Samsung 931BW --> All powered by 7team 420w

[ Adrenaline.com.br > Redator > Moderador > Hardware > Placas de Vídeo > Geral > Papo Cabeça ]

9. Avatar de Junior-TJF
    Junior-TJF é offline Mengão do meu coração! Junior-TJF está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Dec 2005
    Local
    Belo Horizonte - MG
    Muito bem explicado. Sem mais
    Seventeam 420W // M2N-SLi Deluxe // x2 4000+ // Titan 3GB 800 // Leadtek 7600GT // SAMSUNG 931BW // Virtua 3mb // X-Fi XtremeGamer // Inspire 5200 // Logitech G15 // Windows 7 Ultimate x86

10. Avatar de KNC //_\\
    KNC //_\\ é offline Usuário Registrado KNC //_\\ está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Mar 2007
    Local
    Rio de Janeiro - RJ
    bem legal mesmo!
    ajuda bastante a entender!
    E5300@3.6Ghz by TX2 / Gigabyte EP43-DS3L / 2x2GB DDR2 800Mhz / XFX HD4870 512MB / Zalman ZM600-ST

XBOX360 JASPER @ LG M237WA
    - GamerTag: KNCBR

11. Avatar de Maurivillas
    Data de Entrada
    Feb 2005
    Local
    São Bernardo do Campo
    É, espero que o pessoal pare de tentar comparar as taxas de contraste pelas propagandas que vêem.

É óbvio que os fabricantes "puxam a sardinha" pro lado deles e vão dizer que tal monitor tem uma taxa de contraste dinâmico superior e coisa e tal, mas pelo que se lê no texto, o que vale efetivamente é a taxa de contraste estática, já que a dinâmica depende também de fatores de luminosidade ideais, num ambiente ideal.

Não é fácil!!

12. Avatar de André Ferraz
    André Ferraz é offline Usuário de Muitas Coisas André Ferraz está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Apr 2007
    Local
    São Paulo, SP
    Eu nunca consegui ver diferença em contraste, eu costumo ir lá na Fast Shop e fico olhando as TVs dai o vendedor fala do contraste que é diferente mas eu nem enxergo diferença.
    Mas ta muito bom o texto.
    C2D E8400 3.0@4.0Ghz - Cooler Master 212 - Asus P5E - Sapphire HD4870 512Mb (x2 Loading) - 2x2GB 800@888MHz Patriot (x2 Loading) - 1x 500Gb Seagate SATA2 - Corsair TX750 - Cooler Master Centurion 590 - Samsung T220 Blue 22" - Microsoft Comfort 3000 - Steelseries QCK - WD My Passport 250GB
    Follow Me in Twitter! - http://twitter.com/AbilSala

13. Avatar de secta
    secta é offline (: secta está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Jul 2006
    Local
    Curitiba/PR
    Deveríam fixar esse tópico, me ajudou na hora de comprar meu LCD!

Valeu Mauri!
    [VENDO] Xbox 360 Arcade Jasper | Controle xbox 360 | Cabo VGA | Monitor Samsung 19"

[ Adrenaline.com.br > Moderador e Redator > Xbox 360]
    [Everglide TITAN Minimat || Razer Deathadder || Xbox 360 Arcade Jasper + HD 20GB || Tv LG 22LH20R || Logitech X540 + Sub Pioneer 10" 400W RMS ]

14. Avatar de ByPeters
    ByPeters é offline Jesus é o meu herói ByPeters está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Feb 2006
    Local
    Rio de Janeiro / Niterói
    Muito bom o tópico, valeu pela info Mauri.
    Asus P5Q-E / Intel Q8400@3.4 / CoolerMaster Hyper 212@dual fan / Seagate 500gb .12 / HIS Ice-Q4 HD 4850@700/1100 / 4gb OCZ Gold Edition / Logitech X530 / Logitech Vx Nano / Logitech G15 / LG 22 W2252TQ / Virtua 3mb / Iphone 3g 16gb

Não foi papai que pagou

"Is We In Ribbon"

15. Avatar de Splinter™
    Splinter™ está online agora Usuário Plantium Splinter™ está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Aug 2007
    Local
    Em minha casa
    agora deu esclarecida boa...mas tem uma coisa que não entendo no meu Aoc, tem uma opção que é Temperatura de cor...ai tem Fria, Quente, User e sRGB, deixo na Fria, mas qual seria melhor?
    "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

16. Avatar de Maurivillas
    Data de Entrada
    Feb 2005
    Local
    São Bernardo do Campo
    Citação Postado originalmente por Splinter™ Ver Mensagens
    agora deu esclarecida boa...mas tem uma coisa que não entendo no meu Aoc, tem uma opção que é Temperatura de cor...ai tem Fria, Quente, User e sRGB, deixo na Fria, mas qual seria melhor?
    Acho que, no caso, o que você se adapta melhor.

Aqui tem umas opções no MagicColor e, entre Deligada, Demo, Total e Inteligente, eu deixo na última.

Penso que vai mais do seu gosto.

17. Jack of Clubs é offline Usuário Aprendiz Jack of Clubs tem sua reputação desconhecida nesse ponto
    Data de Entrada
    Nov 2004
    Não querendo pagar de ignorante, mas o que seria a taxa de contraste?
    If it's not broken, don't fix it.

18. Avatar de Splinter™
    Splinter™ está online agora Usuário Plantium Splinter™ está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Aug 2007
    Local
    Em minha casa
    Citação Postado originalmente por Maurivillas Ver Mensagens
    Acho que, no caso, o que você se adapta melhor.

Aqui tem umas opções no MagicColor e, entre Deligada, Demo, Total e Inteligente, eu deixo na última.

Penso que vai mais do seu gosto.
    Aqui dexo pra q fique o mais brilahnte possivel a imagem e com uma qualidade boa
    "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

19. hamster é offline Banido hamster está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Aug 2007
    tio mauri, o meu flatron aqui tem o constraste de 2000:1.. o que isso quer dizer?

tem diferença pra um de 5000:1 (deve ter né, mas qual é? aehuiaehea)

valeu!

abraço!

20. Avatar de Maurivillas
    Data de Entrada
    Feb 2005
    Local
    São Bernardo do Campo
    Citação Postado originalmente por McLure Ver Mensagens
    Não querendo pagar de ignorante, mas o que seria a taxa de contraste?
    Leia o texto, oras!!

Citação Postado originalmente por Lockpicker Ver Mensagens
    tio mauri, o meu flatron aqui tem o constraste de 2000:1.. o que isso quer dizer?

tem diferença pra um de 5000:1 (deve ter né, mas qual é? aehuiaehea)

valeu!

abraço!
    Pois é, é aí que tá o problema.
    Aparentemente, essa taxa de contraste dinâmico não quer dizer muita coisa, já que o melhor mesmo é o estático. O lance do CD é mais perceptível numa imagem escura. No nosso caso, como gostamos de jogar, penso que essa diferença se daria nos jogos mais sombrios mas, sinceramente, não creio que esses nºs mostrados pelos fabricantes sejam reais, já que cada um usa um método diferente pra aferir isso - e nós, pobres usuários, não sabemos em qual cada um se baseou.

Essa taxa de CD me lembra um pouco a medição PMPO da potência de aparelhos de som.

21. hamster é offline Banido hamster está em um caminho distinto
    Data de Entrada
    Aug 2007
    hm.. obrigado

vou dar uma googlada por aí, e se descobrir algo eu posto

Informações do Tópico

Usuários Navegando no Tópico

Existem atualmente 1 usuários navegando nesse tópico. (0 membros e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Contraste e Brilho no Samsung 2232BW
    Por Tripa_Seca no fórum CPU´s, Placas-mãe e Memórias
    Última Mensagem: 18/12/2007, 17:55
  2. Contraste LCD, qual a sua influência???
    Por rosso no fórum Monitores
    Última Mensagem: 17/08/2007, 17:40
  3. Samsung anuncia TVs LCD com 100.000:1 de contraste
    Por apollo200 no fórum Aparelhos de TV
    Última Mensagem: 24/07/2007, 22:28
  4. Brilho e o contraste num LCD pode ser igual um CRT?
    Por chiaz no fórum CPU´s, Placas-mãe e Memórias
    Última Mensagem: 19/04/2007, 12:23
  5. LG contraste de 2000:1
    Por mximus1000 no fórum CPU´s, Placas-mãe e Memórias
    Última Mensagem: 10/08/2006, 16:16

Permissões