
A Dell está alertando seus clientes de que planeja um aumento de preço para seus PCs e notebooks nas próximas semanas, em meados de dezembro. A informação não é oficial, mas fontes que receberam a notificação informaram o TrendForce, acrescentando a expectativa de que os aumentos devem ficar entre 15% e 20%.
Obviamente, o motivo para o reajuste seria os preços crescentes de produtos de memória, alavancados pela imensa demanda com suprimentos cada vez mais escassos, graças ao hype da indústria com IA.

Ainda no final do mês passado tivemos um representante da Dell comentando esses aumentos de custos. Jeff Clarke, COO da companhia, declarou à Bloomberg que nunca teria visto os preços de componentes de memória aumentarem tão rápido, e que o impacto pode ser sentido em todas as linhas de produtos.
Lenovo deve seguir os aumentos da Dell em janeiro
O TrendForce menciona que a Lenovo também está emitindo alertas semelhantes aos seus clientes, com previsão de aumentar os preços de seus produtos no dia primeiro de janeiro de 2026. Além dos custos de memórias, a Lenovo cita também um impacto mais direto da demanda por IA.

Segundo a empresa, outras companhias estão acelerando seus pedidos por sistemas de alta performance, para oferecer serviços em IA. Isso causa outro impacto nos estoques de componentes, também aumentando os preços. Diferente da Dell, no entanto, não temos uma estimativa do quanto a Lenovo pode subir o preço de seus notebooks.
Preços devem continuar a subir
Notícias de aumentos de preços vão ficar cada vez mais frequentes nos próximos meses, e a tendência é a situação piorar antes de melhorar. Enrique Lores, CEO da HP, já mencionou em outra oportunidade que espera que a primeira metade de 2026 seja a mais complicada na presente “crise” do mercado de memórias.
Leia mais:
- Dell e HP estão desabilitando suporte a H.265 (HEVC) em alguns de seus notebooks
- Notebook Lenovo Yoga Slim 7i Aura Edition foca em IA e nos criadores de conteúdo
- Preço de memórias NAND para empresas subiu até 60% em novembro
Enquanto isso, a AMD já aumentou os preços de suas placas Radeon RX 9000 e temos rumores de que a NVIDIA pode simplesmente parar de incluir módulos GDDR7 nos kits de suas RTX 50. Tanto a Lisa Su como Jensen Huang, CEOs das duas empresas, deram declarações nas últimas semanas negando categoricamente que o hype por IA seria uma bolha.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções