Índice do Artigo

Preparando o terreno

AMD Zen 6 aparece em software antes do lançamento

Suporte antecipado da AMD para o GCC 16 marca não apenas uma menção ao Zen 6, mas uma mudança de postura no Linux

Imagem de processador Ryzen com Zen 6 escrito ao lado
Créditos: AMD (editada)

A AMD disponibilizou neste mês suporte à sua geração Zen 6 de processadores no compiler open-source GCC 16. Isso marca não apenas uma menção oficial aos componentes ainda não lançados, mas também uma mudança de estratégia que finalmente vai ajudar desenvolvedores a oferecerem suporte otimizado para as próximas gerações dos Ryzen e Epyc no Linux logo no lançamento.

Como explica o Phoronix, enquanto a Intel tem o costume de oferecer suporte antecipado aos seus novos processadores há anos, a AMD tinha o costume de deixar para oferecer o suporte ao compiler open-source em cima do lançamento de cada geração Ryzen, ou até dias depois.

Captura do Znver6 no GCC
Fonte: Phoronix

Isso é especialmente problemático por causa da cadência do GCC, que é anual, e do LVVM/Clang, que é semestral. Enquanto existem updates pontuais para corrigir bugs que podem introduzir o suporte, distribuições do Linux geralmente esperam pelas novas versões completas do GCC.

Parece que isso finalmente muda para os processadores Zen 6. O GCC já recebeu o patch Znver 6 da AMD, dando tempo de sobra para sua incorporação ao GCC 16.1, que chega em abril. Os primeiros processadores Zen 6 estão previstos para bem depois, garantindo suporte a diversas distribuições Linux no lançamento.

Suporte ao Zen 6 no GCC confirma novas instruções na arquitetura

Além de termos suporte oficial ao Zen 6 chegando de maneira antecipada ao compiler open-source, o patch Znver6 também confirma novas instruções para a arquitetura mais recente da AMD. A lista inclui: AVX512_BMM, AVX_NE_CONVERT, AVX_IFMA, AVX_VNNI_INT8, e AVX512_FP16.

CPU Ryzen 7 5700X, Ryzen 5 5550 e mais produtos em promoções imperdíveis!
AMD

Por fim, é interessante mencionar que nem toda distribuição entre as mais conhecidas do Linux vai poder aproveitar o suporte ao Zen 6 logo em sua próxima versão. O Phoronix ressalta que o GCC 16.1 já vai fazer parte do Fedora 44, garantindo o patch Znver6, mas usuários do popular Ubuntu vão ter que esperar mais.

Leia mais:

Isso acontece porque o Ubuntu 26.04 LTS ainda se baseia no GCC 15. A Canonical só usa a versão mais recente do GCC a cada ano nas versões Ubuntu xx.10, então é esperado um pequeno atraso nessa distribuição.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções