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AMD Fluid Motion Frames 2.1 melhora geração de quadros em cenas rápidas

A AMD lança o "Fast Motion Response" para o AFMF, um novo recurso que melhora a geração de quadros em jogos para as GPUs RX 7000 e RX 9000!

AMD Fluid Motion Frames 2.1 melhora geração de quadros em cenas rápidas
Créditos: AMD

Agora é oficial: AMD Fluid Motion Frames 2.1 melhora geração de quadros em cenas rápidas! Para contextualizar a informação, com a mais recente versão de prévia, a PyTorch on Windows Preview Edition 25.120.01.14, foi introduzida uma função chamada “Fast Motion Response“.

Este novo recurso não está disponível na build pública padrão do software Adrenalin, representando um avanço exclusivo para esta versão de testes, compatível somente com as placas de vídeo das séries RX 7000 e RX 9000.

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O que muda com o Fast Motion Response da AMD

Os usuários que utilizam o driver Adrenalin Edition 25.9.2, a versão estável mais recente para todas as GPUs Radeon, encontram duas configurações principais para o AFMF: o Search Mode (Modo de Busca) e o Modo Desempenho.

A instalação da versão prévia PyTorch 25.20.01.14, no entanto, desbloqueia o “Fast Motion Response“, que por sua vez oferece duas novas opções de configuração: “Repeat Frame” (Repetir Quadro, em uma tradução livre) e “Blended Frame” (Quadro Mesclado).

O objetivo dessas novas opções é fornecer um controle mais refinado sobre a experiência de jogo, permitindo que o usuário priorize entre a clareza visual absoluta ou um movimento ainda mais suave.

Como funcionam Repeat Frame e Blended Frame

A função “Repeat Frame” (Repetir Quadro) opera de maneira direta: ela repete o último quadro gerado pela GPU em vez de criar um novo quadro intermediário que poderia apresentar imperfeições.

Esta abordagem é eficaz para eliminar artefatos visuais comuns em cenas de movimento rápido, como fantasmas (ghosting) ou borrões, prometendo melhor integridade da imagem.

Já a opção “Blended Frame” (Quadro Mesclado) adota uma estratégia diferente, combinando dois quadros consecutivos para calcular e preencher o movimento intermediário.

Esta técnica resulta em uma percepção de animação mais fluida, mas pode introduzir um certo nível de desfoque durante sequências extremamente rápidas, nas quais a aproximação do movimento se torna complexa.

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Essas novas funcionalidades representam uma evolução em relação aos modos originais do AFMF. Anteriormente, o Search Mode (Modo de Busca) atuava principalmente desativando a geração de quadros em cenários de movimento excessivamente veloz, nos quais a tecnologia poderia falhar.

O “Fast Motion Response” surge como uma solução mais sofisticada para esse mesmo problema, oferecendo alternativas de processamento para situações críticas, em vez de simplesmente desligar o recurso.

Embora as notas de lançamento da PyTorch on Windows Preview Edition 25.20.01.14 não tenham detalhado oficialmente essa mudança, relatos da mídia internacional indicam que a AMD está abordando uma das limitações apontadas na geração de quadros.

A implementação parece promissora, mas sua eficácia real e impacto em diversos tipos de jogo ainda requerem uma avaliação técnica mais completa pela comunidade (que com certeza estará disponível rapidamente).

E aí? O que achou da novidade? Funcionou direitinho aí? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!

Fonte: wccftech

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