
Ainda restrita a uma quantidade limitada de títulos, a tecnologia de upscale FSR 4 pode ser transformada em uma solução opensource pela AMD. Segundo a companhia, isso seria feito com ela retendo algumas informações sobre a parte central da tecnologia, ao mesmo tempo que permite que mais desenvolvedores colaborem com seu futuro.
Ao site Tom’s Hardware, o presidente de tecnologias de GPU e Chief Software Officer da corporação, Andrej Zdravkovic, explicou os motivos pelos quais esse caminho é cogitado. Segundo ele, isso é resultado do fato de que partes dos códigos do sistema acabaram vazando por acidente no Github em agosto de 2025.
Com isso, muitos usuários conseguiram adicionar o suporte não oficial ao AMD FSR 4 em diversos títulos. Enquanto a empresa já removeu o código-fonte da plataforma, ele permanece sendo distribuído por meios alternativos e usado como maneira de aprimorar o desempenho de jogos.
AMD FSR 4 vai continuar restrito a GPUs mais recentes
Mesmo que a AMD decida transformar o FSR 4 em opensource em breve, isso não significa necessariamente que a tecnologia vai rodar bem em GPUs mais antigas. Dado o fato de que a empresa vai fazer isso de forma restrita, isso significa que os modelos RDNA 2 ou RDNA 3 não vão ser seu foco.
Enquanto modders ainda vão conseguir fazer a tecnologia funcionar em hardwares de gerações anteriores, eles vão ter que lidar com muitas etapas do processo. Em outras palavras, qualquer adaptação, otimização e manutenção de códigos vai ser responsabilidade única deles.

Embora o destino do FSR 4 siga em aberto, sua transformação em opensource faz sentido dado o histórico recente da AMD. As versões mais antigas da tecnologia (anteriores à 3.1.5) já estão disponíveis no GitHub e podem ser usadas livremente por qualquer um que respeite seu acordo de licenciamento gratuito.
O que muda na versão mais recente é o fato de ela ser treinada por redes neurais proprietárias — e a corporação não deseja que rivais como a Intel e a NVIDIA tenham acesso a seus processos. Em contrapartida, isso torna seu uso restrito a GPUs mais recentes e que possuem hardwares dedicados a lidar com os resultados produzidos.
Fonte: PC Gamer, Tom’s Hardware
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções