Índice do Artigo

Promessas para 2027

AMD revela Instinct MI500 com desempenho até 1.000× maior que o MI300X e mira data centers em escala YottaFLOPS

Com litografia de 2nm e arquitetura CDNA 6, série MI500 será o grande salto da AMD em IA para 2027

AMD promete muita performance com MI500
Créditos: AMD

A AMD apresentou nesta semana alguns detalhes sobre sua futura série MI500 de aceleradores para IA, prevista para 2027. A empresa planeja um verdadeiro salto em computação no segmento, finalmente alcançando a escala dos YottaFLOPS, com a previsão de oferecer mais de 10 nos próximos 5 anos. Isso seria 100 vezes mais do que os computadores atuais são capazes, alcançando cerca de 100 ZettaFLOPS.

“A demanda por computação está crescendo mais rápido do que nunca. Alcançar essa demanda significa continuar a avançar em performance muito além de onde estamos hoje”, declarou Lisa Su, CEO da AMD. “A MI400 foi o grande ponto de inflexão em termos de entregar liderança em treinamento em todas as cargas de trabalho, inferência e computação científica.”

Roadmap dos aceleradores para IA da AMD
Fonte: AMD

Continuando sua fala, a chefe da AMD destaca as novas tecnologias que serão introduzidas com a chegada da série MI500. “O desenvolvimento de nossa série MI500 da próxima geração está bem avançado. Com a MI500, nós teremos outro grande salto em performance”.

“Ela é construída em nossa arquitetura CDNA 6 da próxima geração e fabricada em tecnologia para o processo 2nm, e usa memória HBM4E com mais velocidade.”

AMD promete 1.000 vezes mais performance do que MI300X com próxima geração de seus aceleradores

Para oferecer um número bem impactante, a AMD opta por comparar sua geração MI500 com as MI300X, de 2023. A empresa promete até 1.000 vezes mais performance comparando esses componentes, mas sem entrar em detalhes sobre os critérios do comparativo.

“Com o lançamento da MI500 em 2027, nós estamos a caminho de entregar um aumento de 1.000 vezes em performance para IA sobre os últimos quatro anos, tornando IA mais poderosa acessível para todos”, declarou Lisa Su.

Empresa promete 1.000 vezes mais performance
Fonte: AMD

É um número impressionante, mas vale destacar que entre a MI300X e as MI500 teremos um salto da arquitetura CDNA 3 para CDNA 6, acompanhado da evolução de HBM3 para HBM4E e de computação FP4.

Leia mais:

Chama a atenção a AMD falar ainda de CDNA 6, quando a própria empresa já afirmou que tinha planos de juntar suas tecnologias RDNA e CDNA numa nova UDNA, mas até agora a empresa ainda não fala nesses termos.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções