Índice do Artigo

Nem chegou e já abalou

AMD Ryzen Threadripper 9980X é a nova CPU mais rápida do mundo no teste PassMark

Porém, Ryzen Threadripper 9980X já não brilha tanto no teste em single thread

Caixa do Threadripper
Créditos: AMD (editada)

O lançamento da série Threadripper 9000 (Shimada Peak) da AMD está cada vez mais próximo, então resultados dos processadores em testes sintéticos começam a aparecer. Foi assim que o Ryzen Threadripper 9980X conseguiu bater o recorde do PassMark, se colocando como a CPU mais rápida do mundo no teste, em multi-thread.

O AMD Ryzen Threadripper 9980X pontuou 147.481 no teste. O número é especialmente interessante porque coloca a variante na frente do Threadripper PRO 7995WX. Por mais que exista uma diferença entre gerações, o 9980X com 64 núcleos está conseguindo superar em multi-thread o Threadripper topo de linha da geração passada, com 96 núcleos.

Ranking do PassMark com o Ryzen Threadripper 9980X no topo
Fonte: PassMark

O PassMark é um teste que usa diversas métricas, incluindo cargas de trabalho feitas para explorar a contagem de núcleos. Assim, uma CPU de 64 núcleos vencendo uma de 96 no benchmark é bem fora do comum.

Em single-thread, no entanto, a performance cai bastante. O novo processador pontua apenas 4.594, ficando quase no rodapé do comparativo abaixo. O número não chega a ser surpresa para um Threadripper – um modelo voltado para uso profissional e otimizado para aproveitar sua alta contagem de núcleos.

Ranking do PassMark em single-thread
Fonte: PassMark

Resultado do Ryzen Threadripper 9980X é promissor, mas preliminar

É importante ressaltar que os números podem mudar com o lançamento oficial da nova série Threadripper. Os resultados, apesar de muito positivos, podem sofrer alterações se essa for uma CPU de pré-produção.

O mesmo vale para outras unidades que aparecem no ranking. O Ryzen Threadripper PRO 9995WX, por exemplo, aparece fazendo apenas 70.438 pontos.

Leia mais:

Esse é o Shimada Peak topo de linha, trazendo 96 núcleos. Ele conta com clock reduzido em relação ao Threadripper 9980X, no entanto. A frequência base é de 2,5GHz, enquanto o novo recordista do PassMark opera em 3,2GHz. Ambos contam com boost clock até 5,4GHz.

É interessante aguardar o lançamento dos processadores e a queda de embargo em reviews para se ter uma noção melhor do que eles oferecem, para além de testes sintéticos.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções