
A semana não está começando fácil para a AMD, que agora se vê envolvida em um processo por causa das tecnologias que usa em seus processadores, principalmente a de ligação híbrida que aparece em suas populares CPUs com 3D V-Cache. O processo vem da Adeia, que acusa a dona dos Ryzen de infringir um total de 10 de suas IPs.
Três dessas propriedades intelectuais são relativas aos nodos dos processadores e na fabricação de memórias, enquanto sete são relativas ao uso de ligação híbrida. É essa tecnologia usada na série Ryzen X3D de processadores – que inclusive deve ganhar novos modelos logo na CES 2026.

A ligação híbrida permite colocar até 64MB de SRAM para ser empilhados sobre cada die de computação (CCD) baseado na arquitetura Zen, sem causar superaquecimento ou problemas de sobretensão. Segundo o Tom’s Hardware, a fabricação usaria o processo SoIC da TSMC, então a briga pela patente pode envolver a fabricante de semicondutores também.
A Adeia é proprietária de diversas patentes envolvendo ligação híbrida e interconexão, e geralmente licencia suas tecnologias para fabricantes de eletrônicos. A empresa diz que a AMD está fazendo “uso extensivo” de técnicas que são de sua propriedade, cobertas pelo seu portfólio de patentes.
Processo contra AMD pode impactar diversos componentes futuros
O processo da Adeia dificilmente vai afetar produtos já lançados pela AMD, mas seu impacto pode afeta o futuro de componentes não só da empresa, mas de outras marcas também.

Dependendo do entendimento da Justiça para o que pode ser considerado sob cobertura das patentes da companhia, qualquer processador com ligação híbrida poderia ser afetado. E isso inclui a Intel, que apesar de não falar ainda de 3D V-Cache abertamente, usa uma versão da ligação híbrida na Foveros Direct.
Leia mais:
- Ryzen 5 7500X3D aparece em vazamento: possível CPU com 3D V-Cache mais barata em AM5
- AMD estaria preparando dois novos Ryzen 9000X3D, incluindo um com 3D V-Cache duplo
- REVIEW | AMD Ryzen 7 9800X3D: os gamers tem um novo rei
Tudo vai depender do andamento do processo, que ainda está em sua fase inicial e pode nem ter continuidade na Justiça dos EUA. Vale mencionar que, em sua divulgação do início do processo, a Adeia já declarou que está disposta a negociar um “acordo justo e razoável” com a AMD.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções