
A AMD parece estar planejando novos produtos baseados no socket AM4, compatível com processadores da série Ryzen 5000, baseados em Zen 3. O motivo para isso, assim como o de muitas outras empresas pensando no retorno de antigos produtos, é oferecer hardware compatível com componentes DDR4, enquanto os preços de memórias não param de subir.
Entre as milhares de vantagens que as Big Techs prometem com IA generativa, viagem no tempo ainda não tinha aparecido. Mas é isso que parece estar acontecendo no segmento doméstico de componentes para o PC, com cada vez mais empresas como a AMD recorrendo a hardware antigo para seus clientes conseguirem comprar alguma coisa.

Com a alta dos componentes de memória, muitas pessoas preferem não fazer upgrade completo, e estão comprando processadores antigos que sejam mais avançados do que possuem agora, mas não exigem a troca da placa-mãe. Isso é algo que a AMD está ciente, conforme comentário de David McAfee, um de seus executivos:
“A AMD está certamente olhando tudo que pode fazer para trazer mais suprimento e meio que reintroduzir produtos de volta ao ecossistema para satisfazer a demanda de gamers que talvez queiram aquele upgrade significativo na sua plataforma AM4 sem ter que refazer todo o seu sistema.”

Muitos usuários da AMD continuam com Ryzen 2000 e 3000
A fala de McAfee veio numa entrevista com diversos jornalista na CES 2026, enquanto se falava sobre a situação atual do mercado de PCs e sobre a crise de memórias. A AMD confirma que dados de seu software Radeon Adrenalin indicam que uma grande quantidade de usuários se mantém com processadores Ryzen 3000 ou até Ryzen 2000 ainda.
Leia mais:
- Preços de GPUs AMD podem aumentar em janeiro, com NVIDIA seguindo em fevereiro
- ASUS vai aumentar produção de placas DDR4 por causa do preço das memórias [RUMOR]
- Gigabyte lança novas placas-mãe AM4 com DDR4 em meio à disparada dos preços da DDR5
São esses usuários que a empresa pode buscar com novos produtos baseados em Zen 3. O executivo disse ainda que isso é algo que a AMD estaria “com certeza trabalhando muito ativamente” para resolver, mas sem confirmar que são de fato novos processadores que veremos.
Até o momento a certeza que temos é que não há previsões para a situação melhorar em 2026. Assim, devem aparecer cada vez mais soluções do tipo de empresas preocupadas com uma estagnação completa do mercado doméstico de componentes.
Via: Tom’s Hardware
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções