
A AMD postou nesta semana seu relatório financeiro para o terceiro trimestre de 2025, destacando não apenas sua performance nos últimos meses, mas também seus planos para o futuro. É por isso que a empresa confirmou que tanto seus processadores Epyc da geração Venice como os aceleradores de IA Instinct MI400 chegam em 2026 ao segmento profissional.
A própria CEO da AMD, Lisa Su, falou com os investidores da empresa, dizendo: “nós continuamos no caminho para lançar nossa próxima geração de processadores Venice em 2 nanômetros em 2026. O silício Venice está nos laboratórios e se saindo muito bem, entregando ganhos substanciais em performance, eficiência e densidade computacional”.

A empresa confirmou ainda em abril que sua próxima geração Epyc usa o processo de 2nm da TSMC. Na fala da vez, a chefe da AMD acrescentou que o “engajamento” para Venice seria o mais forte que a empresa viu até agora, com múltiplos parceiros já fazendo encomendas.
Aceleradores AMD Instinct MI400 também chegam no ano que vem
Aproveitando o assunto, a companhia quis ressaltar que seus próximos aceleradores para IA também chegam em 2026, oferecendo um conjunto completo para uso profissional numa nova geração.
“Nosso negócio de data center para IA está entrando em sua próxima fase de crescimento com o embalo dos clientes aumentando rapidamente com a aproximação do lançamento de nossa série de aceleradores MI400 e soluções de rack escaláveis Helios em 2026”, declarou Lisa Su.

“A série MI400 une nosso silício, software e expertise em sistemas para impulsionar o Helios, nossa plataforma rack escalável para IA, feita para redefinir performance e eficiência na escala de data centers.”
Tudo feito em 2nm
Enquanto Lisa Su faz questão de reiterar que os processadores Epyc Venice são fabricados em 2nm, a executiva não menciona o mesmo para GPUs da série MI400. No entanto, ela mesma mencionou em entrevista que as MI450 usam a tecnologia mais avançada da TSMC.
Se a declaração anterior foi apenas um deslize, ela ainda não foi corrigida. Pode ser também o caso de nem toda GPU da série MI400 usar 2nm, então a tecnologia não é mencionada quando a empresa fala dos aceleradores em termos gerais – mas estamos especulando.
Leia mais:
- AMD confirma finalização do design para Epyc “Venice” no processo de 2nm da TSMC
- AMD pode separar sua nova geração de GPUs Instinct em modelos para IA e para HPC
- TSMC vai aumentar preços de seus processos mais avançados [RUMOR]
De todo modo, a AMD se mostra posicionada para redobrar sua atenção no segmento profissional no ano que vem, principalmente com seu sistema Helios – que já promete vantagens sobre a plataforma rival Vera Rubin da NVIDIA.
Via: WCCFTech
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções