
O conhecido insider Kepler compartilhou no fórum da AnandTech o que poderia ser o esquema das GPUs para a próxima geração de placas de vídeo da AMD. A arquitetura, que pode se chamar RDNA 5 ou UDNA, enfim traz a empresa de volta ao segmento high-end em produtos domésticos, e isso se reflete nas imagens mostradas pelo famoso “vazador”.
As novas GPUs da AMD ainda não contam com nomes comerciais e, no momento, são conhecidas pelo código “AT”, seguido de um número que determina seu segmento. A placa que deve ficar no topo da linha seria a AT0, mostrada no esquema abaixo:

Como podemos ver na imagem, temos um total de 96 Compute Units (CUs). São 6 CUs em cada Shader Engine, com 16 Shader Engines em cada Shader Array, e ao todo são 8 Shader Arrays.
O bus da memória é definido pelos blocos UMC, que são os controladores de memória. A AT0 aparece com 16 blocos desses, que devem totalizar um bus de 512-bit para o modelo topo de linha na série RDNA 5.
Esquemas mostram outras três opções RDNA 5
O esquema para a AT0 compartilhado por Kepler veio acompanhado de mais três modelos, que seriam as opções intermediárias e de entrada na geração RNDA 5 – ou UDNA – da AMD.
Logo abaixo da AT0 temos a AT2, com configurações já bem reduzidas. São 40 Compute Units e o bus da memória cai para 192-bit.

Depois vêm a AT3 e a AT4. Seriam 24 Compute Units para o modelo intermediário e 12 CUs para a placa de entrada. O número de UMCs já não mede o bus da mesma maneira porque essas placas viriam equipadas com módulos LPDDR5X de memória.

É cedo para falar de nomes
Ainda estamos na fase muito inicial de vazamentos para a próxima geração de placas de vídeo da AMD. Assim, é difícil especular quais nomes comerciais devemos ver nos novos modelos.
Leia mais:
- PS6 e próximo Xbox devem usar AMD UDNA, com grande melhoria em IA e ray tracing [RUMOR]
- Próxima geração das GPUs AMD suportará HDMI 2.2 até 80Gbps [RUMOR]
- Uma nova era: AMD e IBM anunciam parceria para unir computação quântica e HPC
Se a AMD continuar sua nomenclatura atual, a AT0 poderia ser uma Radeon RX 10900, ou 10090, por exemplo. Mas, dado o histórico da AMD, o mais provável é que a empresa mude seu estilo de nomear produtos, principalmente para enaltecer a grande diferença que a arquitetura RDNA 5 terá em relação às suas antecessoras.
Via: VideoCardz
*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções