Índice do Artigo

Veremos um salto

GPUs AMD RDNA 4 vão incorporar nova engine de Ray Tracing

As GPUs AMD com RDNA 4 contarão com uma nova engine de Ray Tracing, prometendo um salto tecnológico na iluminação dos games

GPUs AMD Ray Tracing
Créditos: Divulgação

A AMD pretende diminuir a distância entre ela e a NVIDIA na próxima geração de GPUs, com rumores apontando que a corporação está preparando mudanças na engine de Ray Tracing na arquitetura RDNA 4.

O leaker “Kepler_L2” afirma que as novas placas de video que usarão a nova estrutura contarão com um maior desempenho de iluminação em comparação ao que é visto atualmente na RDNA 3.

Veja mais:

Segundo o leaker, a última arquitetura da AMD na verdade tem uma engine de ray tracing atualizada da RDNA 2 – enquanto isso, o novo formato vai realmente dar um salto tecnológico de acordo com as informações internas que obteve.

O profissional não apontou como estas mudanças serão apresentadas ao público e se teremos realmente uma grande diferença dentro das experiências gaming. Além disso, não foram divulgados mais detalhes como o seu ganho em desempenho – algo que veremos ao longo dos próximos meses, conforme nos aproximamos de seu lançamento.

“Kepler_L2” aponta que esta mudança será um dos principais impactos que a AMD causará na indústria, agora que não trabalha mais com blocos BVH4 traversal. É interessante considerar que o Ray Tracing aprimorado pode ser um dos maiores atrativos da sua linha de GPUs Radeon RX 8000 – ao lado das memórias GDDR6 de 18 Gbps.

Reprodução: Fórum Anandtech

A AMD corre atrás do tempo perdido

Apesar das GPUs AMD seguirem bem nas vendas, é um consenso comum que não chega próximo dos números alcançados pela NVIDIA e nem do crescimento constante que a Intel apresenta em suas Arc. A intenção, a partir de agora, é reforçar sua presença para o público e trazer muitas novidades.

Além do Ray Tracing, eles já afirmaram que passarão a usar a inteligência artificial para o algoritmo FidelityFX Super Resolution (FSR) – colocando ela em destaque ao lado da já consolidada tecnologia NVIDIA DLSS e Intel XeSS.

AMD FSR 3.1
Divulgação

Porém, não será um caminho simples. Em termos de estrutura, a NVIDIA esteve a alguns passos na frente há algum tempo. Enquanto vimos o Ray Tracing na AMD apenas em 2020, com as placas de vídeo RDNA 2 (Radeon RX 6000), por exemplo, a NVIDIA já vinha usando o recurso desde 2018 – com suas GPUs da linha GeForce RTX 20.

Fonte: WCCFTECH

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções