Índice do Artigo

Se preparando!

HWMonitor adiciona suporte ao Ryzen 7 9850X3D e para nova geração Medusa Point

Update do HWMonitor já fala de processadores Medusa Point, baseados em Zen 6

Imagem de Zen 6 ao lado de logo do HWMonitor
Créditos: Reddit (editada)

O HWMonitor recebeu nesta semana mais um update, que leva o software de monitoramento para sua versão 1.61. A atualização traz suporte a alguns componentes ainda não lançados, incluindo compatibilidade “preliminar” com processadores Medusa Point, a futura série de APUs da AMD para notebooks baseadas em Zen 6.

Além do suporte preliminar a Medusa Point, o update do HWMonitor traz também compatibilidade ao Ryzen 5 7500X3D, lançado em novembro, e ao Ryzen 7 9850X3D. Quem acompanha o Adrenaline já deve ter visto muitas notícias sobre o 9850X3D, que já vazou de todas as formas, mas que deve ter sua confirmação oficial apenas na CES 2026.

Captura do changelog do HWMonitor 1.61
Fonte: CPUID

DOWNLOAD: HWMonitor 1.61

A atualização traz novidades pelo lado da Intel também. O update lista suporte para Intel Core Ultra 9 290K Plus, Ultra 7 270K Plus e Ultra 5 250K Plus. Ou seja, a linha Arrow Lake Refresh, que já aparecia numa nova versão beta do HWMonitor no mês passado. Também esperamos ver o anúncio oficial desses processadores no evento de tecnologia em janeiro.

Medusa Point não deve chegar tão cedo

O suporte “preliminar” a Medusa Point não chega a ser indicativo de que os processadores estão mais próximos do lançamento.

Imagem da Medusa em AC Odyssey
Fonte: Ubisoft (editada)

Esse jeito de listar geralmente se refere ao fato de que o programa agora é capaz de detectar IDs iniciais das APUs. O mais provável, no entanto, é que ele ainda não reconheça nomes comerciais, porque eles nem foram estabelecidos ainda. Além disso, devem acontecer mudanças na maneira que o HWMonitor detecta esses processadores até o lançamento.

Leia mais:

A AMD já confirmou que seus primeiros processadores Zen 6 para notebooks de fato usam o codinome Medusa Point, mas aparentemente ainda estamos um tanto distantes de seu lançamento. O vazamento de ao menos uma fabricante de notebooks indica que os processadores farão sua estreia somente em 2027.

Isso se a presente conjuntura do mercado de memórias não causar mudanças nos planos, inclusive.

Via: VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções