
Os codinomes Medusa e Venice aparecem há um bom tempo, se referindo à próxima geração de processadores baseados em Zen 6 – Ryzen doméstico e Epyc, respectivamente. Agora, a AMD confirmou que os nomes estão corretos, ao usá-los em uma apresentação na OCP Global Summit 2025.
Como mostra a imagem abaixo, os processadores Epyc de 6ª geração também são conhecidos como Venice, e devem chegar em 2026. A AMD já havia confirmado esse codinome anteriormente, quando revelou que eles seriam os primeiros componentes HPC em toda a indústria a serem finalizados no processo de 2nm da TSMC.

Em seguida no slide a AMD comenta sobre processadores Phoenix, baseados em Zen 4, e depois nos Ryzen Medusa, da geração Zen 6. Essa é a primeira vez que temos informações vindo diretamente da empresa se referindo aos seus próximos componentes para desktop e notebooks com esse nome.
AMD prepara transição para openSIL
Obviamente, não podemos deixar de mencionar que o slide em questão fala da transição da AMD para openSIL. Ainda em 2023 a empresa revelou seus planos para abandonar o firmware proprietário AGESA e passar para o padrão aberto openSIL, com a promessa de maior transparência, segurança e customização.

Os Epyc Venice baseados em Zen 6 serão os primeiros processadores para servidores em seu segmento a suportar a firmware, logo em 2026 mesmo. Já os Ryzen Medusa estão previstos para suportar a plataforma no primeiro semestre de 2027.
As três górgonas Zen 6
Vazamentos sobre a próxima geração de processadores domésticos da AMD, até o momento, indicam que teremos uma contagem maior de núcleos, fabricados tanto no novo processo de 2nm da TSMC como em 3nm no caso de modelos mais acessíveis.
Processadores Ryzen em oferta:
Os nomes Medusa Point e Medusa Halo já apareceram nos rumores, fazendo paralelos diretos com a série Strix Point e Strix Halo de APUs para notebooks. Medusa Ridge também circulou em informações não oficiais, se referindo aos modelos Zen 6 para desktop.
Leia mais:
- Baseadas em Zen 6, APUs Medusa Point podem ter até 22 núcleos [RUMOR]
- Zen 6 deve ser compatível com todas as placas AM5 600 e 800, com 32MB ou 64MB
- AMD Zen 6 chega aos notebooks apenas em 2027, indica vazamento de roadmap
A confirmação de que os codinomes estavam corretos certamente oferece mais credibilidade a muitos dos rumores que vinham aparecendo sobre AMD.
Via: VideoCardz
*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções