
O software de diagnóstico AIDA64 ganhou uma nova versão ainda em fase beta nesta semana. Um dos principais destaques em suas novidades, no entanto, não tem tanto a ver com o software em si, mas sim com o futuro dos processadores AMD. Produtos da próxima geração, baseados em Zen 6, agora têm “suporte preliminar” no app.
A informação foi observada e compartilhada por HXL (@9550pro), conta bem conhecida pelos seus vazamentos corretos do mundo do hardware. Dessa vez, porém, não temos um vazamento ou rumor – o novo beta do AIDA64 lista “suporte preliminar para a próxima geração de processadores AMD para desktop, servidor e mobile”.

Suporte precoce não significa lançamento antecipado para Zen 6
Tanto o pessoal do Tom’s Hardware como do TechPowerUp ressaltam que o AIDA64 tem uma tendência a listar suporte a novos produtos bem antes de seus lançamentos. Assim, o “suporte preliminar” a processadores AMD da geração Zen 6 não significa que seu lançamento ou anúncio estejam próximos.
Na verdade, o AIDA64 costuma trazer esse tipo de atualização por volta de um ano antes de anúncios oficiais de novos produtos. Assim, espera-se novidades para os futuros Ryzen da AMD – possivelmente os Ryzen 10000 – na Computex 2026.
AMD Medusa a caminho
Atualmente, a próxima geração de processadores AMD Ryzen é conhecida pelos seus condinomes: Medusa Ridge para desktop e Medusa Point para notebooks e mobile.
Ou seja, provavelmente os componentes conhecidos como Medusa Ridge devem se tornar os Ryzen 10000 para PCs, caso a AMD não mude seu esquema de nomenclatura. Enquanto isso, os Medusa Point devem adotar Ryzen AI.
Notícias relacionadas:
- Baseadas em Zen 6, APUs Medusa Point podem ter até 22 núcleos [RUMOR]
- CPUs AMD Ryzen “Medusa” Zen 6 devem ter dois IMCs e mudar a orientação da memória DDR5 [RUMOR]
- AMD confirma finalização do design para Epyc “Venice” no processo de 2nm da TSMC
No entanto, os Medusa Point baseados em Zen 6 ainda devem levar um tempo para receberem um anúncio oficial, uma vez que temos rumores bem concretos de que a AMD pretende lançar antes um refresh para os Strix Point, sua linha atual Ryzen AI 300, baseada em Zen 5.

O vazamento de uma apresentação da AMD aponta que a empresa prepara uma linha de codinome Gorgon Point, que vai trazer um refresh com NPUs mais avançadas para seus processadores atuais de notebooks.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções