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Explorando Lugar Nenhum!

REVIEW | Little Nightmares 3 é um jogo criativo, mas curto e caro

Análise de Little Nightmares 3: o jogo é curto e caro, mas oferece algo a mais? Descubra os prós e contras, preço, duração e mais!

REVIEW| Little Nightmares 3: um jogo criativo, mas curto e caro
Créditos: Bandai Namco | Supermassive Games

Little Nightmares 3 é um game de plataforma e focado na resolução de quebra-cabeças, tudo isso em um ambiente altamente criativo e que lembra as obras de Tim Burton, com suspense e pitadas de terror. Trata-se de um título publicado pela Bandai Namco e desenvolvido pela Supermassive Games.

Esta é a terceira parte de uma franquia reconhecida e amada por muitos fãs, marcando a primeira continuação direta que não conta com a participação da Tarsier Studios na concepção e desenvolvimento do projeto. A empresa, reconhecida pelos dois primeiros Little Nightmares, está focada em seu próprio jogo solo, REANIMAL.

Recebemos um código para a versão de PC (Steam) cedido gentilmente pela Bandai Namco. Por sua vez, o game foi testado nesta máquina:

ComponenteEspecificação
ProcessadorAMD Ryzen 7 9800X3D
Placa de vídeoGPU GeForce RTX 5070 Ti
Memória RAM32 GB DDR5 (6000 Mhz)
ArmazenamentoSSD de 2 TB PCIe Gen 4
Sistema operacionalWindows 11 Profissional

As aventuras de Low e Alone em Lugar Nenhum

Nesta terceira edição da carismática franquia, com dois personagens jogáveis, Alone e Low, temos uma aventura que acontece no misterioso Lugar Nenhum, em uma trama focada em puzzles e visual artístico. Este é um título que, definitivamente, proporciona uma experiência imersiva.

Ou seja: você navegará por cenários que podem ser explorados por meio de uma jogabilidade que envolve ambientes modelados em 3D, mas com o jogador controlando, na maior parte do tempo, a movimentação para frente e para trás.

Destacamos também que existem pulos e interações variadas com o cenário, e é possível acessar partes mais profundas ou superficiais do mapa com um esquema que lembra aventuras 2.5D (apesar dessa designação enfrentar certa resistência por parte do público).

É possível jogar sozinho ou com um amigo online, não sendo uma opção o co-op local, um fator que trouxe muita frustração para os jogadores que queriam aproveitar uma experiência com seus amigos e/ou familiares em um mesmo sofá.

Aos que ficaram interessados sobre o gameplay do jogo e ainda não conhecem os dois primeiros, confiram como é a experiência por meio deste vídeo:

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Little Nightmares 3 tem preço alto e duração curta

Infelizmente, em meio a tanto potencial, temos uma aventura com curtíssima duração, que pode ser terminada em menos de 4 horas. Isso é simplesmente inaceitável em um produto que está sendo vendido, até o momento da publicação desta matéria, por R$ 229,90 na PSN (ainda é caro mesmo no PC, sendo cobrado R$ 182,90 por lá).

E o pior: uma expansão já está programada para 2026 com dois capítulos extras, mas a “pegadinha” é muito irônica: o Passe de Expansão: Segredos da Espiral está sendo vendido por R$ 85,50 na PSN ou R$ 68,50 na Steam.

Sim, você não entendeu errado: um game que pode durar menos de 4 horas, mesmo jogando sem pressa, vendido por R$ 200 em média, ainda precisa de um pacote de expansão caro (mesmo no PC, está em um valor próximo de Silksong inteiro) para que o jogador tenha acesso aos dois capítulos adicionais.

Enfim, como já estamos iniciando esta análise com o pé esquerdo, começaremos a detalhar os prós e contras, com foco, neste início, pelo que tem de bom em Little Nightmares 3.

Os pontos fortes: gráficos e som de Little Nightmares 3

Um dos principais pontos positivos, todos podem notar: este é um jogo com belos gráficos. Roda bem tanto em máquinas potentes quanto em configurações mais humildes; contudo, se você tiver um setup poderoso, garanto que aproveitará bastante as tecnologias mais recentes (incluindo o famoso Ray Tracing).

Seja em grunhidos misteriosos ou sons de perseguições desesperadoras, a parte sonora funciona igualmente bem, trabalhando em sintonia com os gráficos cativantes e artísticos.

Rodei com DLSS, sem Frame Generation e na resolução 4K (UHD), com tudo no Ultra. Duas coisas que me impressionaram no visual logo de cara são as texturas, de altíssima qualidade, e a iluminação.

Temos um show de luzes e sombras neste game, apesar de, infelizmente, algumas partes serem escuras demais. Entendo a proposta do jogo, mas mesmo assim é incômodo. Todavia, quando é hora de brilhar, o brilho acontece literalmente.

Apreciamos cenários que, de fato, fazem jus ao nome do jogo: são muito parecidos com relatos de pesadelos. O visual das fases é belíssimo, podendo ser confundido com outras mídias tranquilamente, como as criações do já mencionado e aclamado Tim Burton.

Sons marcantes, mas poderiam ter músicas ser mais abundantes

A parte sonora, assim como já mencionado, é muito boa, mas aqui terei que fazer uma separação. Tanto as músicas quanto os efeitos nos cenários são excelentes, porém, durante a fatalmente breve aventura, acredito que teria muito mais espaço para músicas variadas roubarem o holofote, o que não aconteceu.

Muitas vezes, passamos por vários cenários apenas com sons do ambiente, sendo que trilhas sonoras diretas são guardadas para momentos mais marcantes, que duram pouco.

É válido ressaltar que os efeitos sonoros são muito bem conduzidos e produzidos. Joguei usando um fone de ouvido Astro A50 (Gen 5) e pude notar todo o cuidado depositado neste departamento.

Minha única crítica neste segmento é a mencionada falta de músicas em mais cenas, pois quando elas são tocadas, não decepcionam, ficando aquele gostinho de quero mais.

Os problemas de Little Nightmares 3: preço e duração

Ok, já dei um spoiler sobre o maior problema do jogo no início desta análise, que é a quantidade de horas disponíveis para jogar contra o preço cobrado. Acho importante deixar claro uma coisa: não estamos falando de um título ruim, mas que simplesmente oferece muito pouco, se comparado com o valor cobrado na fase de lançamento.

Mesmo deixando o problema da precificação de lado, ainda existem outros obstáculos durante a experiência. Como este é um projeto focado em uma jornada que pode ser compartilhada com um amigo online, muito se esperou da complexidade e variedade dos puzzles durante o período de divulgação.

Posso garantir que os quebra-cabeças são fáceis demais, exigindo pouco (ou quase nenhum) raciocínio lógico. Basta seguir as dicas bem claras nos cenários.

Já o modo co-op online é interessante, porém, por limitações técnicas, um modo cooperativo local não pôde ser implementado. Destaco que pouquíssimos são os momentos nos quais os dois protagonistas, Alone e Low são separados, não sendo necessária a implementação da tela dividida, split screen, em segmentos variados.

Foi uma oportunidade desperdiçada a falta de cooperativo local, pois essa opção poderia aumentar consideravelmente o custo-benefício do produto, que não é dos melhores.

Ressaltando um ponto positivo, a inteligência artificial (IA) do seu companheiro, quando estiver jogando sozinho, funciona bem o suficiente, não sendo um empecilho durante as aventuras.

Controle os personagens de Little Nightmares 3: Alone e Low

Inicialmente, temos uma falsa sensação de conteúdo variado com a escolha entre os dois personagens. Sim, apesar de ambos terem propostas diferentes, sendo um focado em armas de longo alcance, um arco e flecha, e o outro ter ataques físicos mais diretos, a aventura em si muda muito pouco entre as duas opções.

Tirando a resolução de alguns quebra-cabeças, que precisam das habilidades exclusivas de cada um, o restante é similar, não oferecendo incentivos para jogar os quatro capítulos pela segunda vez, a não ser que você queira obter todos os troféus / conquistas — o que acaba não sendo tão interessante para o grande público.

É importante mencionar também que, excluindo uma passagem específica na terceira fase (ambiente bastante impactante visualmente), o restante da jornada parece uma versão light (inclusive no terror muito diluído) de tudo o que a franquia lutou tanto para construir nos últimos anos.

Uma experiência pior do que “mais do mesmo”

Normalmente, falar que um título oferece “mais do mesmo” não é ruim para muitos fãs; contudo, temos um problema considerável quando até temos mais do que queríamos, mas numa qualidade inferior.

Tirando o modo co-op online, pouco de fato evoluiu em Little Nightmares 3. Os momentos de batalhas são interessantes e contam como quebra-cabeças por si só, porém, também acontecem pouquíssimas vezes durante a jornada.

Os momentos mais empolgantes são quando precisamos fugir. Aqui, sim, a trilha sonora e as músicas brilham e temos uma sensação de urgência, muito bem-vinda para um jogo tão lento e parado.

E antes que perguntem qual é o “porém” desse elogio, já digo: também não acontecem tantas vezes assim. Repito: não é um jogo ruim, mas parece que lançaram faltando conteúdo, apenas para cumprir uma meta interna dos executivos.

O game tem potencial de sobra em praticamente todos os segmentos, mas a experiência acaba ficando diluída e breve demais, não alcançando o seu potencial total nem de longe.

Minha experiência jogando Little Nightmares 3

Para que eu pudesse ter uma experiência mais duradoura e conseguisse passar uma opinião sólida para vocês, nossos queridos leitores do Adrenaline, fiz algo que muitos podem considerar desnecessário, mas que no fim demonstrou ser uma tática útil: joguei uma “run” coletando 100% dos colecionáveis.

Sejam corvos, fantasmas ou bonecos, fui atrás de todos. O motivo? Tentar esticar um pouco mais e espremer o conteúdo deste título, para que ninguém possa falar que “joguei rushando”.

Imagine, então, se eu estivesse com pressa… Não foquei em outras conquistas além dos colecionáveis, porque é necessária uma segunda investida após zerar (para “platinar”), com o outro personagem e mudando alguns aspectos da jogabilidade (nada muito relevante).

E é aí que eu afirmo: além dos troféus, existem poucos incentivos para fazer isso, pois a experiência é 90% mesma, mesmo usando protagonistas diferentes.

Quanto dura o jogo fazendo 100%?

Ainda temos alguns desafios para os jogadores entusiastas, como enfrentar chefes sem morrer e outras missões velhas conhecidas pelos caçadores de troféus, mas como pode ser observado em sites especializados, é possível fazer 100% com cerca de 7 ou 8 horas.

Resumindo: mesmo querendo espremer mais conteúdo de Little Nightmares 3, será difícil neste momento, pelo menos enquanto não lançarem o pacote de expansão.

De resto, não tenho muito mais a acrescentar: a história é bem escassa, sendo algo mais conceitual até a metade final, na qual alguns aspectos da lore começam a ficar mais claros e interessantes.

Esta parte faz parte do charme da franquia, então, aqui estamos falando de uma característica desta propriedade intelectual, não sendo um ponto necessariamente negativo.

Vale a pena comprar Little Nightmares 3? Opinião resumida

Para encerrarmos esta análise, fica a pergunta de 1 milhão de dólares: vale a pena comprar Little Nightmares 3 agora? A minha resposta é curta e objetiva: não. Espere estar sendo vendido por, no máximo, R$ 100 (em algumas plataformas essa meta será mais difícil do que em outras).

Com R$ 200 em média, você pode comprar os dois jogos mais antigos da franquia e se divertir por muito mais tempo; se já jogou esses títulos, com certeza encontrará outros games que proporcionam muito mais diversão por esse valor ou menos.

E, quando finalmente o pacote de expansão lançar e estiver sendo vendido em promoção, aí será o momento de aproveitar a experiência completa de Little Nightmares 3.

Como um último recado desanimador, informo que esse “cenário ideal” ainda vai demorar para acontecer, porque o último DLC está programado para a segunda metade de 2026.

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Notas finais do redator e últimas opiniões

Quando escrevo análises, não fico feliz em ser tão duro assim, mas preciso ser honesto com vocês. Sim, eu recebi o jogo gratuitamente, mas e os nossos leitores? Obviamente, terão que pagar o preço cheio, se quiserem ingressar neste universo artístico ainda neste ano.

Não seria justo com vocês se eu mudasse sequer uma vírgula do que expliquei detalhadamente acima.

Espero que em um futuro não muito distante, a expansão finalmente acrescente a fatia de conteúdo que esta aventura sombria merece, e que ela seja vendida por um preço justo quando estiver em promoção. Para os fãs dos dois primeiros (e bem-sucedidos) games, talvez seja melhor depositar o hype em REANIMAL.

E aí? O que achou sobre este título? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline

Prós

Ótimos gráficos e efeitos sonoros de primeira

Senso artístico continua em alta, sendo similar esteticamente às obras de Tim Burton

Chefes e cenários com visuais criativos, e perseguições empolgantes

Contras

Pode ser zerado em menos de 4 horas (e isso custando em média R$ 200)

Pacote de expansão (caro) já anunciado, com conteúdos que demorarão cerca de 1 ano para lançar

Não usaram tantas trilhas sonoras quanto poderiam

Puzzles (quebra-cabeças) extremamente fáceis

Poucas batalhas durante o jogo

Falta de co-op local, para jogar com amigos em um mesmo sofá

Jogos anteriores possuíam conteúdos similares, mas com mais qualidade

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