
Chegou o momento esperado por muitos fãs de hack’n slash: jogar o aguardado Ninja Gaiden 4! Tive acesso à versão de Ninja Gaiden 4 para PC, portanto, vamos aos detalhes mais importantes desta jornada que é uma dádiva dos ninjas.
O jogo foi testado em um setup robusto, detalhado na tabela abaixo, que garantiu um desempenho fluido e estável durante toda a experiência.
| Componente | Especificação |
|---|---|
| Processador (CPU) | AMD Ryzen 7 9800X3D |
| Memória (RAM) | 32 GB DDR5 (6000 MHz) |
| Placa de Vídeo (GPU) | NVIDIA GeForce RTX 5070 Ti |
| Armazenamento (SSD) | SSD 2 TB PCIe Gen 4 |
| Sistema Operacional (SO) | Windows 11 Pro |
Então, respondendo à dúvida de muitos logo de cara: eu gostei do jogo? E, respondo com toda alegria possível: sim, adorei.
Em minha avaliação, Ninja Gaiden 4 se estabelece como um dos títulos mais notáveis do gênero hack and slash desde o lançamento de Devil May Cry 5 em 2019.

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Jogabilidade frenética e a dualidade de protagonistas
O elemento central de Ninja Gaiden 4 é sua jogabilidade, que se mostra frenética, ágil e multifacetada. A campanha apresenta dois protagonistas jogáveis: Yakumo e Ryu Hayabusa.
É importante notar que Ryu Hayabusa só se torna jogável nos capítulos finais, após mais de 15 horas de uma campanha principal que durou aproximadamente 18 horas no modo normal, incluindo algumas missões secundárias (mas pode ser estendida, caso queiram).
Um ponto de crítica, que será detalhado mais adiante, é a percepção de falta de profundidade nos armamentos disponíveis para Ryu, mas vamos por partes.

Yakumo e os desafios do modo Mestre Ninja
Como uma surpresa positiva, Yakumo se revela um personagem com profundidade e variedade consideráveis em seu arsenal. Sua jogabilidade é divertida e variada, mesmo que isso não justifique as limitações impostas a Ryu Hayabusa.
Yakumo é um prodígio do Clã do Corvo, que coexiste com o Clã do Dragão dos Hayabusa, e seu visual é marcado por tatuagens distintas e uma máscara feroz.
A sensação de controlar Yakumo se mantém excelente tanto no modo normal quanto no desafiador modo Mestre Ninja (Master Ninja). Esse último representa uma das dificuldades mais elevadas do jogo, destinada a jogadores hardcore que buscam testar suas habilidades ao limite.

Desempenho técnico e otimização para PC
O aspecto gráfico de Ninja Gaiden 4 não está entre os mais avançados da geração atual, mas é competente. O foco do jogo não está em efeitos visuais pesados, como Ray Tracing ou Path Tracing, mas sim em garantir uma jogabilidade rápida e fluida.
A PlatinumGames e a Team Ninja conseguiram atingir esse objetivo. Em meu sistema, o jogo manteve uma taxa de quadros entre 100 e 120 FPS em resolução 4K, utilizando a tecnologia DLSS da NVIDIA.
A versão para PC, no entanto, apresentou a opção DLSS em um modo único, sem as configurações padrão de Desempenho, Equilibrado ou Qualidade.
Ainda assim, a experiência foi fluida, sem problemas significativos. Em títulos com ação acelerada, a fluidez é prioridade, e Ninja Gaiden 4 atende bem a esse requisito.

Imersão sonora e o recurso da vibração do controle
A trilha sonora de Ninja Gaiden 4 é funcional, com algumas faixas boas, mas nada particularmente memorável. Os efeitos sonoros, por outro lado, são um ponto forte.
É muito satisfatório ouvir o som das lâminas cortando ossos e carne, bem como o impacto de armas contundentes esmagando inimigos, que variam de humanos com armaduras a monstros mitológicos e demônios.
Um elemento que merece reconhecimento é a implementação da vibração do controle de forma competente.
Seja no DualSense ou no controle do Xbox, o recurso de rumble adiciona uma camada extra de imersão, intensificando a sensação de impacto de cada arma, seja ela cortante, perfurante ou de esmagar.
É uma função clássica que demonstra seu valor na ampliação da experiência tátil, que nem sempre precisa das modernidades do DualSense.

Enredo e a riqueza do conteúdo pós-game da quarta edição de Ninja Gaiden
O enredo de Ninja Gaiden 4 tem sido alvo de críticas por sua simplicidade. É verdade que a narrativa nunca foi o foco principal da série Ninja Gaiden, e isso permanece.
No entanto, eu achei a história adequada e coerente. A aparição de personagens conhecidos como Ayane, ainda que com participação limitada, adiciona um contexto bem-vindo ao mundo.
Em vários aspectos, a história superou minhas expectativas iniciais e tem até mesmo alguns momentos verdadeiramente emocionantes.
Sobre a variedade de cenários, achei bem interessante. Após aproximadamente 4 capítulos (em um total de 19), o tema do ambiente muda totalmente, nunca se estendendo tempo o suficiente para ficar repetitivo.



Conteúdo desbloqueável e desafios de habilidade
Inicialmente, os jogadores podem iniciar a campanha apenas nos modos Normal e Difícil; contudo, um aspecto muito positivo é a quantidade de conteúdo que se torna disponível após completar a história principal.
O jogo libera modos de desafio para Ryu e Yakumo, a possibilidade de rejogar a campanha inteira exclusivamente com Ryu Hayabusa (compensando seu tempo limitado na narrativa principal) e mecânicas adicionais.
Outro desafio interessante que dá as caras em quase todas as fases é o Purgatório. Esse modo consiste em desafios com níveis de dificuldade progressiva (e selecionáveis), nos quais graus mais altos oferecem menos energia para o seu personagem, mas recompensas maiores (facilitando a vida na hora de upar o seu guerreiro).
Após concluir a aventura, é possível retornar a capítulos específicos para coletar itens e completar missões que foram deixadas para trás. Logo, nada é “perdível” nesta trama brutal.



A profundidade dos modos de dificuldade elevada de Ninja Gaiden 4
Completar o jogo no modo Normal desbloqueia o desafiador modo Mestre Ninja. Quem escolher jogar no modo Difícil pode rebaixar a dificuldade para Normal a qualquer momento.
No entanto, uma vez selecionado o modo Mestre Ninja (Master Ninja), o jogador deve concluir a missão do início ao fim nessa dificuldade máxima.
Esta é uma exigência coerente com o nível de desafio proposto. Este modo exige estratégia, agilidade e precisão, longe de ser um simples esmagar de botões.
Você terá que usar todas as habilidades disponíveis, como as habilidades sangrentas de Yakumo, que transformam as suas armas de maneira criativa, diversificando a jogabilidade, e também terá que usar e abusar do ninjutsu de Hayabusa.
Ele força o jogador a desenvolver memória muscular para superar obstáculos que inicialmente parecem intransponíveis, resgatando uma filosofia de design de jogos old school, se distanciando da tendência soulslike dos últimos anos.
Definitivamente, Ninja Gaiden 4 honra o legado estabelecido por títulos clássicos como Ninja Gaiden Black e Ninja Gaiden 2.
Como melhorar as habilidades de um mestre ninja?
Aos interessados nos upgrades, temos a boa e velha Loja de Muramasa para Ryu, em um totem que também recupera a energia automaticamente.
O caso de Yakumo é um pouco mais interessante, pois temos um menu mais tecnológico, com opções de conversas com sua aliada ninja, Umi, que traz alguns diálogos importantes — e também temos a possibilidade de comprar, com as moedas do jogo, novas habilidades com um mestre do clã Corvo.
Em meio a esses diálogos, nós temos um pouco mais de contexto e proximidade com personagens relevantes, como os aliados do jovem prodígio e um pouco mais sobre a misteriosa sacerdotisa Seori.
Missões secundárias também podem ser ativadas nesses menus. Elas vão desde coisas simples, como matar uma quantidade X de inimigos em um mapa, mas também podem ser mais interessantes, como em algumas narrativas secundárias, com bosses únicos e desafiadores.
Por sua vez e não menos importante, pessoalmente, achei o design dos cenários muito bom.
Não é totalmente linear, sendo suficiente para dar um senso de exploração, apesar de passar longe de ser um mundo aberto ou semi-aberto.
A principal crítica: as limitações de Ryu Hayabusa
O ponto que mais se destacou de forma negativa em minha experiência foi a jogabilidade de Ryu Hayabusa. Ryu se especializa em ataques de espada, e a Espada do Dragão Verdadeira (True Dragon Sword) está mais poderosa e com mais variedade de movimentos do que nunca.
O problema é que isso é praticamente tudo. Toda a variedade de armas secundárias foi destinada a Yakumo. Esta decisão de design é desnecessária.
Combinar a variedade completa de Ryu com o inventário já existente de Yakumo teria sido o cenário ideal. Infelizmente, o clássico protagonista fica restrito a uma única arma principal, impactando negativamente a variedade de seu gameplay.
Apesar de Ryu ter boas opções, como as quatro opções de ninpo (Ninjutsu) e movimentos variados, a sensação é que faltou profundidade, algo que poderia ter sido resolvido com a simples inclusão de armamentos já utilizados na franquia
Seria perfeitamente viável ter dois personagens com repertórios completos.
Ryu Hayabusa poderia ter, no mínimo, o mesmo leque de armas que possuía em Ninja Gaiden 3: Razor’s Edge.
O foco narrativo na introdução de Yakumo é similar ao que a Capcom fez com Nero, em Devil May Cry 4.
O problema é que, naquele jogo, mesmo como coadjuvante, Dante apresentou um dos gameplays mais complexos da série até então.
Algo assim poderia elevar a variedade, e a sensação de chance desperdiçada é latente — pois se reaproveitassem mecânicas antigas, já seria melhor.
Como comparações são inevitáveis, infelizmente, a PlatinumGames e a Team Ninja não conseguiram oferecer a mesma profundidade para Ryu Hayabusa que a Capcom ofereceu para Dante em seu quarto título.
Essa limitação também se estende, indiretamente, aos personagens secundários. O jogo apresenta rostos de ninjas velhos conhecidos que não participam tanto quanto poderiam, como Ayane, além de outras personagens que passam totalmente em branco, como Rachel e Momiji.

Rumo ao Ninja Gaiden 4 Black?
Existe uma forte expectativa de que essas personagens secundárias, Rachel e Momiji, possam ser incluídas em um hipotético futuro Ninja Gaiden 4 Black — assim como uma expansão dos armamentos de Hayabusa.
Mesmo que o título libere muito conteúdo adicional após a conclusão na dificuldade Normal, como modos de desafios para Ryu e Yakumo e a possibilidade de rejogar a campanha inteira somente com Hayabusa, ainda fica a sensação de que, futuramente, mais opções serão acrescentadas, seja por DLC ou um relançamento.

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Ninja Gaiden 4: um marco no gênero com uma ressalta significativa
Sou fã do gênero hack and slash desde que joguei o primeiro Devil May Cry em 2002. Na minha opinião, Ninja Gaiden sempre foi uma série mais técnica e veloz que Devil May Cry, e sua curva de aprendizado é mais complicada, mas igualmente recompensadora. O que pode parecer um jogo simples aos leigos revela camadas de profundidade técnica.
Para finalizar, testei rapidamente o modo Mestre Ninja com Ryu Hayabusa e pude sentir a enorme diferença no nível de habilidade exigido para vencer neste nível mais difícil.
Seu esforço será, de fato, recompensado. Então, para encerrar a minha avaliação, Ninja Gaiden 4 é um game de medalha de prata, sem sombras de dúvidas.
Ressalto que ele não é perfeito e perde pontos importantes devido à falta de profundidade no arsenal e na jogabilidade de Ryu Hayabusa.
Fora essas ressalvas, o restante o consagra como um dos melhores jogos hack and slash lançados nos últimos anos.
E aí? Qual foi a sua experiência com Ninja Gaiden 4? Achou a aventura satisfatória, ou prefere a época antiga, que remete até o segundo título lançado para Xbox 360? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Adrenaline!
A jogabilidade de Yakumo é variada, com ótima diversidade de movimentos e táticas de luta
Jogo brutal e violento, sem censuras, como Ninja Gaiden deve ser — se afastando de um passado de censuras com a série Sigma
Boa variedade de cenários, que muda de ambiente totalmente a cada quatro capítulos
Jogabilidade ainda mais rápida do que antes, viabilizando batalhas com múltiplos inimigos de tirar o fôlego
Opções de upgrades interessantes, que aumentam em muito a profundidade dos movimentos
Efeitos sonoros (com ao cortar os inimigos e esmagamento de ossos) são exemplares
Dificuldade Mestre Ninja (Master Ninja) faz jus ao legado de Ninja Gaiden
Ao terminar o jogo ela primeira vez, é possível jogar a campanha inteira com Ryu, além desbloquear outras boas opções de jogo adicionais
Ryu Hayabusa só tem uma arma, diminuindo em muito a profundidade do gameplay
Perderam uma ótima oportunidade de oferecer um Ryu com as mesmas armas e movimentos de Ninja Gaiden 3 Razor’s Edge ou Ninja Gaiden 2 Black
Pouca participação na história de personagens lendários, como Ayane
Faltaram mais personagens para controlarmos durante missões especiais e modos de desafio
Todos esses conteúdos acima podem ser usados para vender, futuramente, um possível Ninja Gaiden 4 Black (e cobrarem novamente) — e poderiam ter inserido tudo desde já.
Ninja Gaiden 4 foi gentilmente cedido pela Team Ninja/Platinum Games em versão para PC (Steam) para a realização desta análise.
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