
Indo além do PlayStation, a Sony sempre foi uma empresa conhecida pela qualidade de áudio dos seus produtos. A inventora do walkman oferece ainda no mercado modelos como o WH-1000XM5, um dos melhores na sua categoria.
Entretanto, em se tratando de fones de ouvido para gamers, a empresa japonesa sempre de mostrou um pouco mais “tímida”. Os modelos Platinum Wireless e New Gold Wireless, ambos do PlayStation 4, não foram além de bons fones. O recém-lançado Pulse Explore, também não me impressionou.
Porém, a chegada do Pulse Elite, parece mudar esse cenário. O modelo sem fio criado para o PlayStation 5 alia design diferenciado, conforto e boa qualidade de áudio. E, ainda melhor, com um preço competitivo dentro da sua categoria. Tivemos a oportunidade de testar o Sony Pulse Elite e essas são as nossas impressões sobre ele.

Sony Pulse Elite: ficha técnica e especificações
- Compatibilidade: PlayStation 5, PlayStation Portal, PC e MacOS via adaptador USB PlayStation Link; smartphones via Bluetooth 5.0
- Recarga: via porta USB Tipo-C
- Fio: sim, conector de áudio 3,5 mm
- Recursos extras: cancelamento de ruído
- Preço sugerido no Brasil: R$ 999 – Comprar com o melhor preço
Design e construção
O acabamento de qualidade foi um dos aspectos que mais me chamou a atenção no headset Pulse Elite. Ele é construído na cor branca e suas linhas de design seguem o mesmo estilo do PlayStation 5. As hastes alongadas nas laterais dão um aspecto mais futurista ao produto.
Internamente ele conta com uma headband autoajustável, que contribui muita não apenas para a firmeza do acessório na cabeça, mas também para a leveza ao não tensionar de forma demasiada as hastes contra a cabeça.
Gostei bastante do acolchoamento dos fones em si, mas o material sintético me pareceu frágil. Tive três semanas de uso com ele e não tive problemas, mas é algo para se observar em médio e longo prazo.
O conforto me chamou a atenção e entre os headset gamer que testei ele me pareceu um dos melhores nesse quesito.
Há LEDs indicativos de bateria e do status do microfone (ativo ou mudo). Por fim, é claro, temos os botões, para aumento e redução do volume, e para ligar ou sincronizar os fones com o console.
Usabilidade e duração de bateria
É possível usar o headset Pulse Elite tanto com o console PlayStation quanto com computadores com sistema operacional Windows ou MacOS. Para isso, basta conectar um adaptar USB, que acompanha o produto, e fazer a sincronia. É bem simples e rápido, o que torna fácil alternar entre dispositivos se necessário.

Outra possibilidade é conectá-lo diretamente a um smartphone Android ou iOS via Bluetooth 5.0. O pareamento é convencional como o de qualquer outro fone sem fio. A boa notícia é que é possível utilizar dois dispositivos ao mesmo tempo dessa forma: ouça o áudio do PS5 e uma conversa no celular, por exemplo, de forma simultânea.
A duração de bateria é outro ponto positivo. A Sony promete carga suficiente para 30 horas de uso – e entre PlayStation 5, PC e celular a durabilidade ficou bem próxima disso nos meus testes. Confesso que na primeira semana não precisei recarregá-lo e só voltei a pensar nisso na segunda semana de uso – um ponto muito positivo.
Qualidade de áudio
Não é nenhum exagero afirmar que esse é o melhor headset para a linha PlayStation já lançado pela Sony. Seu principal destaque é a forma como consegue distinguir com clareza cada um dos canais de áudio, o que faz uma diferença imensa em certos tipos de jogos com Helldivers 2.






A sensação de imersão é possível graças ao efeito tridimensional. Ele é muito perceptível em jogos que exploram esse recurso. Há sensação de superioridade na qualidade de áudio em relação ao Pulse 3D também me pareceu bastante nítida.
Faz diferença na experiência de jogo usar um headset que potencializa a qualidade de áudio do game e oferece maior imersão.
Vale a pena?
Sem sombra de dúvidas, se você tem um PlayStation 5 e joga usando fones de ouvido, o headset Pulse Elite é a melhor escolha. Entre todos os dispositivos que testei, ele é o que mais potencializou o áudio em jogos no console da Sony.
Com relação ao uso dele em outros dispositivos o resultado é apenas regular. Seja no PC ou no celular, há outras opções mais interessantes no mercado, capazes de proporcionar um áudio com qualidade similar e a um custo menor – modelos da Corsair e da HyperX são bons exemplos disso.
Em termos de conforto o headset também se destaca, mas vale deixar claro que esse é um aspecto bastante pessoal. O ideal é testar por conta própria os fones e ver se eles se encaixam bem na cabeça.
Produtos da Sony costumam ser caros, e com o Pulse Elite não é diferente. Ele se posiciona na faixa de preço mais alta dos itens da categoria. O preço oficial de R$ 999 é alto, mas já é possível encontrá-lo nas lojas por valores mais acessíveis.
No final das contas, o Pulse Elite é um investimento que acaba sendo válido para quem joga muito no PlayStation, especialmente games onde a noção espacial faz diferença.
Conforto das almofadas dos fones
Qualidade de áudio acima da média em jogos de PS5 que exploram o 3D
Bateria de longa duração
Botões são inúteis no uso com smartphones
*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções