
O ASUS ROG Strix Scar 18 (2024) é um notebook é modelo de alta performance, focado em entregar o que há de mais potente disponível para computadores portáteis. Para isso, ele abre mão de um pouco da portabilidade, com um grande porte e peso, para em contrapartida trazer um sistema robusto de arrefecimento capaz de dar conta dos chips gráficos e processadores mais potentes do mercado.
- O notebook máximo: Core i9 e RTX 4090 pra levar!
- Notebooks ASUS ROG Strix com Intel 14ª, RTX 40 e alimentação via USB-C são anunciados
- Ficha técnica ASUS ROG Strix Scar 18 (2024)
Na versão 2024 do notebook vemos a atualização do processador para a 14ª geração Intel Core, usando o CPU mais potente da empresa, o 14900HX. Isso acompanha o upgrade também nas memórias, que subiram do 4800MTs na versão 2023 para os 5600MTs suportados pela nova geração Intel.
Outro upgrade é nos SSDs, sendo que agora o notebook combina mais de um SSD e chega com um RAID 0 para acelerar a performance do armazenamento.
Especificações principais do modelo testado:
- Placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 4090
- Processador Intel Core i9-14900HX
- Tela de 18″ 240Hz MiniLED, brilho de 1100 nits, resolução 2560×1600, antirreflexo, 3ms, 100% DCI-P3 e Pantone
- Memória DDR5 32GB (2x16GB) @5600MTs (expansível até 64GB)
- 2TB (2x 1TB) SSD NVMe em RAID 0
- Conectividade:
– Wi-Fi 6E
– Bluetooth 5.3
– 2.5G LAN port (10/100/1000/2500 Mbps)
– 1x Thunderbolt 4 support DisplayPort / G-SYNC
– 1x USB 3.2 Gen 2 Type-C support DisplayPort / power delivery / G-SYNC
– 2x USB 3.2 Gen 2 Type-A
– 1x HDMI 2.1 FRL
– 1x 3.5mm Combo Audio Jack - Peso de 3.1kg
- Medidas: 46 cm X 35 cm X 11 cm
Análise em vídeo
Design do ASUS ROG Strix Scar 18
O foco do ROG Strix Scar é desempenho, e pra isso ele tem um porte avançado. Com mais de 3 centímetros de altura e mais de 3kg, ele não é um notebook leve, mas a Asus conseguiu entregar um produto com peso e porte aceitável para esta categoria.

O que mais chama a atenção no design do modelo 2024 é o novo acabamento translúcido. Várias partes externas do notebook tem uma leve transparência, ou tem um efeito que começa opaco e vai aos pouco revelando mais da estrutura interna.
O foco é trazer o máximo de performance
Esse visual é bem maneiro e diferente do que vemos em outros modelos, além de combinar muito bem com as luzes internas posicionadas na parte traseira e frontal do notebook.
A tela tem um belo acabamento com bordas finas, usando muito bem a área disponível. O display de 18 polegadas dão uma ótima área de trabalho, que combina bem com a alta densidade de pixels desse display Quad HD+, com resolução 2560×1600, na proporção 16:10. Além do suporte a Pantone, com ótima precisão de cor, a tela se destaca pela luminosidade altíssima de 1100 nits por usa tecnologia MiniLED e a atualização de 240Hz.

Conexões e upgrades
Em conectividade o notebook está bem equipado, com duas portas USB no tamanho tradicional maior, o Tipo-A, operando em USB 3.2 Gen 2, e duas portas USB no tamanho compacto, o USB Tipo-C, sendo uma com suporte a Thuderbolt 4 e outra USB 3.2 Gen 2.
Fechando as conexões temos um cabo de rede, uma porta HDMI 2.1 (sendo que as duas USB Tipo-C também tem suporte a DisplayPort) e uma porta P2 combo de fone e microfone. Ficou faltando aqui uma entrada de cartão SD, que ia ser uma “mão na roda” pra galera de captação de fotos e vídeos.


O Scar é fácil de ser aberto, só sendo preciso remover 11 parafusos na parte inferior. O 12º parafuso é preso na estrutura da tampa, já fazendo pressão para a abertura e facilitando a remoção. Retirada a tampa, fica bem acessível fazer upgrades de memória RAM, SSD ou limpeza do sistema de arrefecimento, bem como outras manutenções.
Hardware do notebook
O notebook ASUS Rog Strix Scar 18 mira no máximo que é possível de desempenho, e não poupa esforços nos componentes. Para isso usa a placa de vídeo mais potente da Nvidia, a GeForce RTX 4090.

Na parte de processador temos o modelo mais potente e moderno da Intel, o Core i9-14900HX. Esse produto não tem grandes mudanças comparado a seus antecessores na 13ª geração Intel Core, sendo que o principal destaque acaba sendo o upgrade do suporte nas memórias, que agora operam em 5600MTS.
O Scar traz as peças mais potentes disponíveis para notebooks
A outra novidade da versão 2024 do ROG Strix Scar é o armazenamento. Agora o notebook conta com dois SSDs operando em RAID 0, o que significa mais velocidade graças a divisão dos arquivos entre os dois SSDs. É interessante para o foco em desempenho, mas sempre bom lembrar que esse RAID não traz segurança adicional, por não fazer redundância de arquivos, além de tornar seus dados mais vulneráveis, já que qualquer um dos SSDs falhando, você perde tudo que está em ambos.
Testes do ASUS ROG Strix Scar 18 – Aplicativos

CineBENCH

SPECviewPERF 20
Blender

3DMark
A tradicional ferramenta de benchmarks trás uma visão geral da performance do sistema encarando ciclos pesados tanto para chip gráfico quanto processador. Rodamos duas variações, que incluem o tradicional Firestrike e o mais moderno Time Spy, que faz uso da nova API DirectX 12.
Testes do ASUS ROG Strix Scar 18 – Esports
Jogos do estilo competitivo são exigentes tanto no chip gráfico, que precisa fazer os quadros, quanto no processador, que precisa ter alto desempenho para dar conta de um gameplay com taxas elevadas de quadros.
Para ajudar a entender os gráficos a seguir: em jogos competitivos o ideal é buscar a taxa mais alta de quadros, de preferência acima dos 100fps

Call of Duty Modern Warfare III

Counter Strike 2
Testes do ASUS ROG Strix Scar 18 – Games pesados
Agora vamos trazer testes com gráficos pesados, focando nos jogos exigentes que buscam usar os melhores efeitos gráficos disponíveis e que vão pedir alto desempenho especialmente da placa de vídeo.
Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e abaixo dos 30 o jogo começa a ficar “não jogável.”

Red Dead Redemption 2

Assassin’s Creed Valhalla

Starfield

Cyberpunk 2077
Autonomia do ASUS TUF Gaming F15
Apesar das peças de alta performance e que demandam bastante energia, caso especialmente da tela de 18 polegadas do ROG Strix Scar, o notebook não se saiu mal no nosso testes de autonomia.
Ele entregou mais de 7h de duração de bateria no testes Office do PCMark 10, que alterna entre editar texto e planilhas, navegar na internet, realizar videochamadas, renderizações leves em 3D e vídeos. Isso quer dizer que dá pra sair com ele de casa e ter um dia de uso completo em atividades leves.
Além da boa autonomia, outro fator interessante é que esse notebook pode recarregar pela porta USB, então dá pra não carregar a – pesada – fonte do Scar em um dia de uso leve. Mas somente em um dia de uso leve, afinal, para games, você vai sentir falta dos 330W que a fonte do próprio notebook oferece.
Aquecimento e ruído do ASUS ROG Strix Scar 18
O arrefecimento de um produto como esse notebook é um ponto crítico, e o projeto da ASUS parece ter conseguido dar bem conta dos dois chips de alta demanda que vem instalado no Scar 18.
Considerando a alta demanda de um Core i9 da 14ª Geração Intel Core, a média em torno dos 80ºC não é ruim, assim como a RTX 4090 operando em 75ºC é um resultado interessante. Nesse aspecto o MSI Titan se saiu melhor, mas em contrapartida tem um porte um pouco maior que o Scar.
ASUS ROG Strix Scar 18 vale a pena?
O ASUS ROG Strix Scar 18 é o melhor notebook que já testamos para quem está procurando o máximo de performance em um computador que pode ser colocado em uma mochila. Não que seja leve, mas dá.
Esse é um produto que no balanço entre performance e portabilidade não abriu mão de nada em performance, e o resultado é um aparelho de grande porte, mas ainda viável de ser deslocado.
O seu ponto alto é o design caprichado, com um belo acabamento translúcido e muitos LEDs customizáveis que pode ir desde um estilo discreto, com luzes apagadas, até uma árvore de Natal com todo tipo de padrões e cores. Brincando com o Armoury Create, deu pra achar muitos visuais maneiros para ele.
O ROG Strix Scar 18 tem um belo design, e um sistema de luzes com muitas configurações possíveis




O Scar Strix 18 simplesmente gabarita tudo que podemos buscar em um notebook de alta performance. O processador e a placa de vídeo são os chips mais potentes possíveis por parte de Intel e Nvidia, a configuração de memória é excelente mesmo na versão mais básica do aparelho, o design é caprichado e a tela é excepcional.
Mas muitos aí já devem estar antecipando o porém. Além do peso do notebook, que não teve como ser leve para dar conta da demanda dos chips que equipam esse modelo, temos também o preço. Tudo isso não sairá barato.
O Strix Scar 18 gabarita todas as qualidades que um notebook de altíssima performance e grande porte deve ter, mas cobra um custo elevado para entregar tudo isso
No momento que estamos finalizando essa análise, não tínhamos o preço oficial para o Brasil confirmado. Mas ele chegou custando a bagatela de R$32.999, o melhor dispositivo que seu dinheiro pode comprar. Mas é muito dinheiro.
O máximo de performance em notebooks
Excelente tela MiniLED 240Hz Quad HD
Belíssimo design e sistema de luzes RGB
Teclado no padrão ABNT-2
Carrega pela porta USB também
Boa duração de bateria
Custa caro e mais um pouco
Pesado e grandalhão
Sem leitor de cartão
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções