Refresh

This website www.adrenaline.com.br/apple/apple-pode-retomar-parceria-com-intel-para-fabricacao-de-chips-para-macs-e-ipads/ is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Índice do Artigo

Sem divórcio?

Apple pode retomar parceria com Intel para fabricação de chips para Macs e iPads

Mesmo com a situação crítica da Intel, o processo 14A pode ser uma boa alternativa para a Apple em 2028.

Apple pode retomar parceria com Intel para fabricação de chips para Macs e iPads
Créditos: Divulgação.

A Apple de não eliminar completamente seu relacionamento com a Intel. E isso mesmo após ter revelado que abandonará o suporte aos Macs Intel a partir do macOS 27, no outono de 2026. A mudança se deve ao lançamento bem-sucedido dos processadores da empresa, mas isso não significa o divórcio.

Ao menos, é o que acredita Jeff Pu, analista da GFKH. Em nota vista pela BGR, a Apple estaria de olho no tão aguardado processo de fabricação 14A da Intel, já que ele poderá ser usado para fabricar alguns chips da série M já em 2028.

Isso supondo que a Intel não cancele o projeto. A empresa está passando por um grande processo de demissões e o negócio de fabricação de chips está ameaçado. Inclusive, a litografia 14A corre risco de ser cancelada.

Notícias Relacionadas:

Situação atual

Créditos: Divulgação.

A TSMC é a única fabricante dos chips da série M da Apple. E a empresa utiliza o processo de fabricação de 3 nm de segunda geração nos chips do iPhone 16 e dos Macs M4.

A expectativa para este ano é que a Apple utilize um processo de terceira geração, antes da tecnologia de 2 nm mais avançada, prevista para 2026. Embora a empresa já tenha firmado uma parceria com a TSMC para obter acesso aos primeiros chips de 1,4 nm até 2028, parece que a empresa poderá recorrer à Intel para fabricar alguns deles.

Créditos: Intel.

Conforme Jeff Pu, o processo Intel 14A deve incorpor o RibbonFET de segunda geração e o PowerDirect, “marcando uma evolução tecnológica construída sobre a base do PowerVia introduzido no 18A da Intel”.

Visando corrigir sua posição com a IA, ele visa aplicações de IA e edge. E a Intel já forneceu versões iniciais do PDK 14A para clientes importantes. O resultado foi que vários demonstraram interesse em produzir chips de teste.

Assim, Jeff Pu arrisca “prevemos que a GPU para jogos da NVIDIA (versão de baixo custo) e a série M da Apple emergirão como adotantes do Intel 14A.”

Expectativas para o 14A

Créditos: Intel.

Em comparação com o 18A, o 14A deve alcançar um ganho de desempenho de 15 a 20%, uma melhoria de 30% na densidade de transistores e uma redução de 25% no consumo de energia.

E a produção em massa deve começar em 2028, se ele não for cancelado.

Se a Apple contratar a Intel para fabricar seus futuros chips da série M, isso pode baratear a produção, já que a TSMC não seria a única empresa responsável por fabricar os melhores chips da Apple. A competição também pode tornar os processadores ainda melhores, já que ambos os fabricantes lutariam para obter as melhores tecnologias.

Fonte: BGR.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções