
A Apple de não eliminar completamente seu relacionamento com a Intel. E isso mesmo após ter revelado que abandonará o suporte aos Macs Intel a partir do macOS 27, no outono de 2026. A mudança se deve ao lançamento bem-sucedido dos processadores da empresa, mas isso não significa o divórcio.
Ao menos, é o que acredita Jeff Pu, analista da GFKH. Em nota vista pela BGR, a Apple estaria de olho no tão aguardado processo de fabricação 14A da Intel, já que ele poderá ser usado para fabricar alguns chips da série M já em 2028.
Isso supondo que a Intel não cancele o projeto. A empresa está passando por um grande processo de demissões e o negócio de fabricação de chips está ameaçado. Inclusive, a litografia 14A corre risco de ser cancelada.
Notícias Relacionadas:
- Apple planeja lançar MacBook acessível com chip de iPhone
- Intel vai tornar sua divisão NEX para redes e edge independente, como fez com a Altera
- Nova Lake chega em 2026 para competir com AMD; Intel revela planos para servidores até 2029
Situação atual

A TSMC é a única fabricante dos chips da série M da Apple. E a empresa utiliza o processo de fabricação de 3 nm de segunda geração nos chips do iPhone 16 e dos Macs M4.
A expectativa para este ano é que a Apple utilize um processo de terceira geração, antes da tecnologia de 2 nm mais avançada, prevista para 2026. Embora a empresa já tenha firmado uma parceria com a TSMC para obter acesso aos primeiros chips de 1,4 nm até 2028, parece que a empresa poderá recorrer à Intel para fabricar alguns deles.

Conforme Jeff Pu, o processo Intel 14A deve incorpor o RibbonFET de segunda geração e o PowerDirect, “marcando uma evolução tecnológica construída sobre a base do PowerVia introduzido no 18A da Intel”.
Visando corrigir sua posição com a IA, ele visa aplicações de IA e edge. E a Intel já forneceu versões iniciais do PDK 14A para clientes importantes. O resultado foi que vários demonstraram interesse em produzir chips de teste.
Assim, Jeff Pu arrisca “prevemos que a GPU para jogos da NVIDIA (versão de baixo custo) e a série M da Apple emergirão como adotantes do Intel 14A.”
Expectativas para o 14A

Em comparação com o 18A, o 14A deve alcançar um ganho de desempenho de 15 a 20%, uma melhoria de 30% na densidade de transistores e uma redução de 25% no consumo de energia.
E a produção em massa deve começar em 2028, se ele não for cancelado.
Se a Apple contratar a Intel para fabricar seus futuros chips da série M, isso pode baratear a produção, já que a TSMC não seria a única empresa responsável por fabricar os melhores chips da Apple. A competição também pode tornar os processadores ainda melhores, já que ambos os fabricantes lutariam para obter as melhores tecnologias.
Fonte: BGR.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções