Índice do Artigo

NOVIDADE CHEGANDO

Memórias CAMM2 - Confira as novidades do novo padrão

Memórias CAMM2 irão virar padrão em computadores desktop e notebooks

Kingston camm2
Créditos: Adrenaline

Durante nossa cobertura da Computex 2024 conhecemos de perto as novas memórias CAMM2, com a Kingston sendo uma das empresas pioneiras no novo formato que chega no padrão DDR5 para desktop e notebook.

Nessa publicação mostro em detalhes o novo formato, que muda completamente quando comparado ao padrão tradicional. As memórias CAMM2 são baseadas um único módulo, ou seja, acabou o single-channel, sendo que o módulo já tem a quantidade de memórias em um sistema dual-channel, ou mesmo mais canais dependendo o módulo e plataforma.

CAMM2 terá um único módulo para dual-channel com capacidade de até 128GB

🤑Grupos de oferta do Adrenaline 📱
❯ Telegram: https://t.me/ofertasadrenaline
❯ Whatsapp: https://bit.ly/canalofertasadrenaline

Outra novidade é que os módulos conectados em encaixe vertical mudam para um novo módulo que “deita” sobre a conexão da placa, como é possível ver na imagem abaixo. As primeiras placas-mãe com suporte ao novo padrão serão baseadas em chipsets Intel Z890 (soquete LGA-1851) para os processadores Arrow Lake-S.

Colocação de memórias CAMM2
Placa-mãe MSI Z870 dektop com slot CAMM2

É importante destacar que o projeto inicial consiste em dois formatos, CAMM2 e LPCAMM2, para desktop e notebooks respectivamente.

Principais características das memórias CAMM2

  • Novos formatos CAMM2 (desktop) e LPCAMM2 (notebook)
  • Apenas padrão DDR5 e superiores
  • Módulos com até 128GB em um primeiro momento
  • Trilhas mais curtas em seu PCB, melhorando velocidade e timings
  • Sistema de conexão horizontal na base da placa e fixação por parafusos
  • Suporte inicial em placas-mãe Intel Z890 para processadores Arrow Lake-S
  • Canais (dual-channel) integrados mesmo em um único módulo
Memórias CAMM2
Módulos CAMM2 e LPCAMM2 da fabricante Geil

Considerações sobre o padrão CAMM2

Inicialmente o que chama a atenção é justamente o formato que muda radicalmente sobre o que conhecemos do padrão DIMM utilizado em desktop. Talvez apareçam formatos diferentes no futuro, mantendo como padrão o conector na parte de baixo que é o mais importante pra compatibilidade do PCB.

Não será necessário dois módulos para suporte a dual-channel, nem quatro módulos para alcançar quantidade maior de memórias como acontece hoje, o que é bom e ruim.

Colocar tudo em um único módulo e muito bom, e nem tanto também.

Bom porque memórias sempre foram o calcanhar de aquiles de um computador, certamente o componente que mais apresenta problemas de incompatibilidades, mau funcionamento, etc e, nesse caso, menos é mais ao meu ver, bem mais.

O lado negativo será em cima de upgrades, forçando a troca do módulo para um novo quando desejar mais memórias ou velocidade maior do que o atual.

Vale destacar também que esse formato mais compacto melhora a questão de espaço, especialmente em desktop (mas e precisa espaço em desktop?) onde atual padrão DIMM é bem maior. Em notebooks a maior diferença será na quantidade de módulos, com uma boa redução também já que um único módulo fará o papel dos dois atuais.

Os SSDs diminuíram do padrão de 2.5 polegadas para M.2, e agora as memórias querem diminuir também.

Em grande parte dos casos essa mudança de espaço não faz nenhuma diferença e nem tem sentido, afinal espaço não falta dentro da maioria dos gabinetes como coloquei, porém como se trata de um padrão único de conexão, pensar em algo mais compacto como para sistemas pequenos com mainboards Mini-ITX, parece ser interessante, e ai vem aquele comentário que falei acima, talvez apareça formatos do tamanho exato do conector para casos de soluções ultra compactas.

Lembrem-se que o mercado diminuiu o tamanho dos SSDs formato de 2.5 polegadas para os modelos M.2 buscando otimizações nesse sentido, e as memórias agora entram nesse conceito também.

Ruim por ser um novo formato? Não vejo problema porque esse padrão vai aparecer de forma lenta e em placas-mãe específicas, não será um padrão imposto em todos os modelos. Acho que o que mais incomoda no formato é a necessidade de mudar o módulo quando quiser aumentar a quantidade de memória.

Os primeiros modelos com suporte devem começar a aparecer com as mainboards Intel Z890 como vimos na Computex, as mesmas utilizadas para as fotos desse artigo. Não serão todos os modelos é claro, mas as empresas devem começar a testar o mercado.

Pelas memórias CAMM2 estarem apenas iniciando suas aparições, ainda vai demorar muito para o mercado e consumidores adotarem em massa, então não acho necessário se preocupar tanto com eles ainda. Lembrem-se os SSDs M.2 começaram a aparecer em placas Intel Z67 / Z77 ainda em padrão SATA, mas só ganharam força mesmo com os NVMe, cerca de 2, 3 anos depois, e naquele caso, falamos de um componente que o mercado queria muito promover, que eram os SSDs. Não sei se memórias tem esse apelo todo… tem?

O que eu gostaria que mudasse nas memórias?

Um dos maiores problema de memórias são seus perfis Intel XMP e AMD EXPO não carregarem automaticamente, acho isso um problema muito grande, porque muitos usuários não têm conhecimento para entrar na BIOS e ativar o perfil, sequer sabem qual a velocidade que suas memórias rodam e muitas vezes pagaram por algo a mais do que precisavam, e ainda não usam.

Dessa forma penso que fazer os perfis carregarem automaticamente no melhor cenário possível seria uma boa atualização.

Ficará mais fácil para o usuário com os perfis XMP e EXPO carregando automaticamente? Não sabemos ainda!

A incompatibilidade entre placas-mãe e memórias também é um caso sério. É inacreditável como mesmo memórias com frequência pouco acima do padrão as vezes simplesmente não dão boot na frequência mais alta em algumas mainboards, sem contar quando o PC não liga e temos que simplesmente remover e recolocar os módulos ou apenas mudar eles de slot na placa-mãe para funcionar, quem nunca?

Enfim, o que eu gostaria de ver são melhorias no funcionamento delas, e nem estou pedindo muito: só queria melhorias lógicas. Se ela é 6000MHz (MT/s), que funcione nessa velocidade assim que conectada ao sistema. E parem de travar e gerar problemas no sistema. É pedir muito? ???

Quer saber mais, veja nosso artigo sobre memórias CAMM2 clicando aqui.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções