Índice do Artigo

Mais frio e mais potente!

Performance grátis em AMD Ryzen! Usando o PBO 2 em uma ASUS TUF Gaming

Performance grátis em AMD Ryzen! Usando o PBO 2 em uma ASUS TUF Gaming
Créditos: Montagem: Bruno Pires (Adrenaline)

Quem aí não quer mais performance no seu PC? Se não tiver que comprar nada novo, melhor ainda. Se for fácil, “mais melhor” ainda! Hoje vamos falar de uma tecnologia presente nos AMD Ryzen que pode entregar tudo isso, o Precision Boost Overdrive de segunda geração.

Essa tecnologia está disponível em processadores Ryzen a partir da linha 5000, e funciona em chipsets série 400 ou mais recente. Para este artigo, nós vamos usar em uma linha de Ryzen que mais precisa, os mais esquentadinhos da série 7000. Mas primeiro, um pouquinho de teoria.

O que é o AMD Ryzen Precision Boost Overdrive 2

Fazer overclock é cansativo. Pegar e fazer os ajustes “na unha” no seu processador envolve muitas tentativas e erro. E isso também é simplesmente “jogar fora” todos os avançados algoritmos que a AMD usa na tecnologia Precision Boost, que usa uma grande variedade de sensores para de forma dinâmica e eficiente acelerar as frequências do processador.

O Precision Boost Overdrive é a tecnologia que resolve esses dois problemas juntos, simplificando o overclock e mantendo a eficiência da tecnologia Precision Boost. Ao invés de por no lixo” tudo que a AMD desenvolveu nos processadores Ryzen, você só vai fazer pequenas modificações nos parâmetros de operação. E é assim que você pode moldar um pre-set mais adequado às capacidades do seu processador.

Pilares do boost em CPUs AMD Ryzen. Fonte: AMD (Divulgação)

Para falar de Precision Boost Overdrive, vamos primeiro explicar o que é o Precision Boost. Ele usa múltiplos sensores para ver três pilares: temperatura, tensão e energia. Os Ryzen vão dar boost ao máximo até bater em um deles: ou porque esquentou demais, ou porque a mainboard não pode prover mais tensão elétrica (o popular “voltagem”), ou porque chegou ao limite de energia que o soquete pode prover.

É aqui que nós vamos fuçar. Mas não simplesmente colocando novos valores e jogando fora tudo que a AMD fez. Vamos pegar esses parâmetros e ajustar de leve, e a melhor função do PBO 2 para isso se chama Curve Optimizer (ou otimizador de curva, em uma tradução livre).

Mexendo no Curve Optimizer

Como funciona o Otimizador de Curva do Precision Boost Overdrive 2? Ele trabalha com a curva de progressão entre a tensão elétrica e a frequência. Frequências mais altas dependem de mais volts para o CPU rodar estável, mas o aumento de tensão também impacta no aquecimento.

O otimizador deixa você mover essa curva do jeito mais eficiente e tirar o máximo de seu ajuste. Ele permite baixar mais a tensão quando temos clocks mais baixos, como quando temos um cenário de uso de todos os núcleos do processador, mas manter tensões mais altas quando precisamos de mais volts para dar conta de clocks elevados.

Para esse ajuste, não é usado um número fixo, como por exemplo incremento de 25mv. Isso moveria a barra de forma uniforme como um todo. Ele usa uma unidade que é flexível, com cada contador representando uma mudança de 3 a 5mv.

Fonte: AMD (Divulgação)

Isso quer dizer que se você fizer o ajuste de -10, por exemplo, vai estar tirando entre 30 a 50mv da tensão do processador, uma margem que o próprio algoritmo da AMD irá trabalhar dependendo do cenário de uso. Quando as frequências estão altas, vai tirar 0.3V, afinal precisa de tensão elétrica para acelerar as frequências. Quando está em alta carga e com clocks mais baixos, vai ser mais agressivo e tirar todos os 0.5V.

É possível mexer nessa curva para incrementar a tensão elétrica, mas considerando que os parâmetros de fábrica da linha Ryzen 7000 já são agressivos o bastante, melhor baixar do que aumentar, na maioria dos casos.

Testando o AMD Ryzen Precision Boost Overdrive 2

Para testar a tecnologia vamos pegar dois modelos de Ryzen da série mais recente, os Ryzen 7 7700 e 7700X. Combinamos com uma mainboard ASUS TUF Gaming X670E-Plus, dar uma conferida no que dá para extrair a mais, ou até a menos, de um processador Ryzen com uma configuração bem simples!

Vamos usar para este artigo os seguintes hardwares:

Processadores:

  • AMD Ryzen 7 7700X – TDP de 105W

Arrefecimento:

  • AMD Wraith Prism (65W)
  • Corsair H150 RGB 240mm

Demais especificações:

  • Placa-mãe: ASUS TUF Gaming X670E-Plus
  • Memórias Kingston Fury Beast DDR5 @5200MTs CL40 2x16GB
  • Fonte Cooler Master MWE V850 V2
  • Gabinete aberto

Performance com AMD Precision Boost Overdrive 2

Rodamos o teste do Time Spy no 3DMark. Ele possui um modo que se chama CPU Profile, que nos deixa “brincar” com diferentes modos e dessa forma, ver como o processador muda seu funcionamento em ciclos de trabalho que usam mais ou menos threads.

Aquecimento e consumo com AMD Precision Boost Overdrive 2

Gráficos de operação

Conclusão

O Otimizador de Curva do Precision Boost Overdrive 2 é um excelente recurso para quem quer fazer ajustes nos processadores Ryzen, mas não perder ajustes de performance do algoritmo da AMD, e também não ficar se estressando com detalhes de cada campo de configuração.

Diferente do modo ECO, que acaba causando uma perda de performance em troca da redução de consumo, fazer a curva -30 do PBO2 nos trouxe até ganhos de desempenho em cenários multithread, sem comprometer de forma perceptível a performance quando menos núcleos estão em uso.

Até apertar ainda mais ainda, colocando limitadores de energia e temperatura também não impactaram tão negativamente na performance, e podem ser uma alternativa para quem tem problemas de aquecimento e não pode comprar um cooler melhor ou uma mainboard mais robusta.

Mas mesmo usando ainda os algoritmos da AMD, o Otimizador de Curva do Precision Boost Overdrive 2 é uma alteração no funcionamento do produto, e como toda modificação do tipo, pode não ser efetiva. Reduzir ou aumentar a tensão elétrica através ele pode fazer com que seu CPU fique instável, e não é seguro que você vai conseguir aplicar os -30, como nós com nosso kit. Cada hardware é único, então você vai precisar fazer testes para achar o ponto ideal do silício que você comprou.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções