Índice do Artigo

Conexão do futuro!

Thunderbolt 5: conheça tudo sobre a conexão

Thunderbolt 5 dobra a capacidade do padrão anterior. Interface chega em 2024

Thunderbolt 5: conheça tudo sobre a conexão
Créditos: Imagem/ Reprodução Adrenaline

A Intel anunciou nesta terça-feira (12) a próxima geração do Thunderbolt, Thunderbolt 5. A nova versão da tecnologia entregará melhorias consideráveis nas especificações, como aumento na velocidade de conexão e largura de banda.

Segundo a publicação da Intel, a expectativa é de que os produtos, como computadores e acessórios, que utilizem o controlador Thunderbolt 5, codinome “Barlow Ridge”, fiquem disponíveis no mercado a partir de 2024.

Thunderbolt o que é?

O Thunderbolt é uma interface de comunicação que foi desenvolvida pela Intel e que, inicialmente, foi adotado pela Apple, em 2011. Ele é capaz de enviar dados de maneira bidirecional através de um único cabo, simultaneamente, sem a perda de velocidade em ambos os sentidos.

Anteriormente o conector utilizado pela tecnologia era no formato Mini DisplayPort, com 20 pinos. Agora, o padrão usado para a conexão é o USB-C.

Thunderbolt 5: a evolução

O upgrade em relação à geração anterior, o Thunderbolt 4, é considerável. De acordo com a Intel, o novo formato pode dobrar a capacidade de transferência de dados na comparação direta com a versão anterior. O Thunderbolt 5 será capaz de entregar até 80 gigabits por segundo (Gbps) de largura de banda bidirecional, com um boost de até 120 Gbps, em alguns casos.

Apesar das mudanças e evoluções que o Thunderbolt 5 trará, ele será também compatível com versões anteriores do padrão e do USB. A diferença, nestes casos, é que a velocidade será limitada à conexão com menor desempenho.

Por que o Thunderbolt 5 pode ser importante?

A Intel indica que o Thunderbolt 5 chegará para atender às necessidades dos usuários que requerem altas larguras de banda e energia, como profissionais e jogadores que se beneficiam de resoluções muito altas e baixa latência na entrega de imagens. A melhora no desempenho da conexão deve ser benéfica para profissionais que trabalham com vídeo ou edição de imagens, por exemplo, bem como gamers competitivos que precisam de fluidez nas taxas de quadros.

O Thunderbolt 5 usará padrões recentes da indústria, como USB4 V2, DisplayPort 2.1 e PCI Express Gen 4. A Microsoft, inclusive, está em colaboração direta com a Intel para garantir a compatibilidade com o Windows. “O Thunderbolt 5 é totalmente compatível com o padrão USB 80 Gbps para suportar a próxima geração de monitores de alto desempenho, armazenamento e conectividade”, comentou Ian LeGrow, vice-presidente corporativo de gerenciamento de produtos Core OS da Microsoft Corp.

Fonte: Intel

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções