
Se tem algo que boa parte dos gamers de PC gosta é RGB. Um dos charmes de uma máquina gamer, além de entregar uma boa jogabilidade, é ter a capacidade de piscar mais do que uma árvore de Natal. O Windows 11 está trazendo uma novidade que deve ajudar os usuários a configurar as luzes do computador.
A possibilidade de controlar as luzes RGB de acessórios do computador já havia sido divulgada em fevereiro deste ano. Agora, ela já está disponível no programa Windows Insider, e deve chegar ainda este ano a todos os usuários do sistema operacional da Microsoft.

Nova opção do Windows 11: controlar o RGB
Domar os LEDs do PC nem sempre é uma tarefa fácil, já que boa parte dos componentes e periféricos exigem a instalação de um programa próprio da fabricante para executar a tarefa de personalizar as luzes RGB do PC. Isso, em geral, é um detalhe irritante, já que, naturalmente, os computadores são montados com peças de diferentes marcas, o que acaba por obrigar o usuário a manter diferentes softwares na máquina apenas para controlar as luzes de uma parte específica.
Com a nova funcionalidade do Windows 11, que está limitada ao programa Windows Insider nos canais Dev e Canary, isso pode mudar. A Microsoft está implementando no sistema operacional uma aba de personalização chamada Dynamic Lighting, dentro das Configurações do sistema. A opção permite que o usuário controle a iluminação dos dispositivos que utilizam o padrão aberto HID LampArray.
Ou seja, a função é limitada e permitirá a configuração apenas de dispositivos compatíveis. Até o momento, apenas alguns periféricos Razer são mencionados como compatíveis com a nova opção. A Microsoft lista como fabricantes parceiras em Dynamic Lighting as seguintes marcas:
- Acer
- ASUS
- HP
- HyperX
- Logitech
- Razer
- Twinkly

Quais equipamentos já são compatíveis com o controle RGB do Windows?
A opção está disponível apenas no programa Windows Insider nos canais Dev e Canary, para que os usuários façam os testes dessa e de outras novidades do sistema e forneçam um feedback para a Microsoft para posterior melhoria e implementação. A expectativa é de que a função chegue a todos na versão 23H2 do Windows 11, que pode estrear em outubro.
Ainda em fase de testes, é possível que a funcionalidade não desempenhe de maneira ideal e apresente algumas limitações.
Por enquanto, os equipamentos listados pela Microsoft como compatíveis são:
Teclados
- Razer BlackWidow V3
- Razer BlackWidow V3 Pro
- Razer BlackWidow V3 Mini
- Razer BlackWidow V3 Tenkeyless
- Razer BlackWidow V4 Pro
- Razer DeathStalker V2
- Razer DeathStalker V2 Pro
- Razer DeathStalker V2 Pro TKL
- Razer Huntsman Mini
- Razer Huntsman Mini Analog
- Razer Huntsman Tournament Edition
- Razer Huntsman V2
- Razer Huntsman V2 Analog
- Razer Huntsman V2 Tenkeyless
- Razer Ornata V2
- Razer Ornata V3
- Razer Ornata V3 TKL
- Razer Turret Keyboard Xbox One Edition
- Em breve: ASUS ROG Scope II Wireless 96 Gaming Keyboard
Mouse
- Microsoft Pro IntelliMouse
- Razer Turret Mouse Xbox One
- Razer DeathAdder V2
- Razer DeathAdder V2 Pro
- Razer Naga Left-Handed
- Razer Naga Pro
- Em breve: ASUS ROG Harpe Ace AimLab Edition Gaming Mouse

Como utilizar o controle RGB do Windows
Se você já possuir acesso ao controle RGB, basta acessar as Configurações do Windows (atalho Windows + i) > Personalização > Dynamic Lighting.
Nesta seção, será possível:
- Configurar se deseja ou não usar o Dynamic Lighting nos dispositivos
- Ativar os aplicativos compatíveis em primeiro plano para sempre controlar a iluminação
- Selecionar o controle de luz de fundo
- Controlar o brilho de iluminação RGB
- Escolher os efeitos e as cores de fundo
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções