
Na CES, a ASUS anunciou o ROG NeoCore, seu primeiro conceito de roteador Wi-Fi 8, juntamente com os resultados do que afirma ser o primeiro teste de throughput Wi-Fi 8 em condições reais do mundo. O dispositivo conceitual se assemelha a um dado de 20 lados (D20) de Dungeons & Dragons, com um design industrial e a marca ROG.
Voltado para entusiastas e jogadores que buscam alto desempenho em redes, as especificações finais ainda não foram divulgadas.

A empresa confirmou que ele será baseado na plataforma AiMesh, permitindo que vários roteadores ASUS se conectem e funcionem juntos como uma rede mesh. Ele também contará com o ASUS Ai Network Engine, que visa otimizar o throughput e a latência monitorando o tráfego e alocando largura de banda dinamicamente.
Embora o padrão Wi-Fi 8 não deva ser finalizado até o final de 2028, a ASUS planeja lançar sua primeira linha de roteadores domésticos e sistemas mesh com Wi-Fi 8 ainda este ano. Neste contexto, a empresa posiciona a tecnologia para resolver quatro desafios principais de conectividade:
- Degradação do sinal com a distância;
- Comunicação bidirecional fraca para dispositivos de baixa potência;
- Cenários de rede densamente povoados;
- Ineficiência de largura de banda.
Notícias Relacionadas:
- ASUS anuncia GeForce RTX 5090 ProArt após NVIDIA liberar uso do PCB da Founders Edition
- ASUS atualiza placas-mãe série 800 Neo e apresenta nova geração de coolers ROG Strix LC IV
- ASUS lança edição especial de Hideo Kojima para o ROG Flow Z13
Desempenho

Não há nenhuma mudança nas velocidades gerais de dados. No entanto, o Wi-Fi 8 aumentará a taxa de transferência, com até 2 vezes mais taxa de transferência em médias distâncias, cobertura de IoT 2 vezes maior e latência P99 até 6 vezes menor por meio de uma operação multi-AP/multi-cliente mais inteligente.
Para quem não conhece, Velocidade, ou Largura de Banda, é a capacidade máxima teórica de dados de uma conexão. Já a Taxa de Transferência é a quantidade real de dados que é transferida com sucesso em um período. Em suma, a primeira é o máximo e a segunda é a real utilizada.
A empresa não compartilhou detalhes sobre o ambiente de teste ou a configuração do sistema por trás desses resultados, mas afirma que as comparações de desempenho foram realizadas com configurações semelhantes de Wi-Fi 7.

Para lidar com a degradação do sinal, o Wi-Fi 8 deve oferecer velocidades mais consistentes à medida que os usuários se afastam do roteador. Isso ajuda a manter conexões estáveis, independentemente de o roteador estar em ambientes internos ou externos.
Ele também aprimora a comunicação bidirecional para dispositivos de baixo consumo de energia, como lâmpadas e controladores inteligentes, garantindo que estejam sempre conectados.
Em ambientes com muitos dispositivos, como prédios residenciais, roteadores próximos podem interferir uns com os outros. Espera-se que o Wi-Fi 8 utilize uma coordenação de espectro mais inteligente para reduzir a interferência e manter um desempenho estável.
Por fim, o Wi-Fi 8 aprimora o gerenciamento da largura de banda, utilizando um uso mais eficiente do espectro e um agendamento mais inteligente para reduzir a congestão, diminuir a latência e melhorar as velocidades gerais.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções