
A geração DDR4 de memórias ficou muito próxima de chegar ao fim neste ano, com todas as maiores fabricantes do mundo anunciando que não produziriam mais os módulos. Porém, a inflação impressionante dos preços, impulsionada pelo hype por IA, pode fazer a ASUS aumentar a longevidade de suas placas-mãe compatíveis com a geração passada de memórias.
A informação não é oficial e deve ser tratada como rumor. No famoso Board Channels, circula um post dizendo que a empresa pretende aumentar a produção de placas do tipo no início de 2026:

“De acordo com planos da ASUS para a produção de placas-mãe no primeiro trimestre de 2026, a companhia vai fazer ajustes estratégicos em sua cadeia de suprimentos e alocação de capacidade, com um foco forte em aumentar o investimento no mercado de placas DDR4″, diz o post.
Uma vez que a ideia é oferecer opções mais acessíveis para os consumidores, o foco da produção não seria em placas high-end.

“Na plataforma AMD, a ASUS pretende aumentar significativamente o suprimento das séries B550 e A520 de placas DDR4, expandindo a capacidade de produção para atender uma demanda crescente de mercado. Na plataforma Intel, a companhia vai priorizar aumentar os suprimentos de modelos mainstream como a B760M e H610M-G para canais de e-commerce, se alinhando de perto com a demanda de consumidores online e tendência de vendas.”
DDR4 esboça retorno para um ano atípico
A crise do mercado de memórias tem resultado em projeções complicadas para o ano de 2026. Enquanto os preços não param de subir, a demanda de grandes empresas por componentes para IA também aumenta, enquanto fabricantes de módulos não querem ainda alocar mais capacidade para consumidores finais.
Leia mais:
- Samsung pode adiar fim da produção de DDR4, mas é para um cliente específico
- Preços altos de memórias RAM DDR4 e DDR5 podem durar até 2028
- PS6 e próximo Xbox podem ser adiados por causa dos altos preços de memórias
O resultado serão mais alternativas atípicas que não podem realmente ser consideradas soluções. Veremos consumidores sendo obrigados a fazer um “upgrade” com componentes DDR4, da geração passada, enquanto outros têm optado até por memórias para notebooks no desktop para encontrar alguma economia extra.
De todo modo, cada segmento da informática está sofrendo aumentos de preços com a situação, e as pessoas têm tentado correr apenas para os produtos que aumentaram menos.
Via: WCCFTech
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções