
A ASUS preparou uma edição limitada da variante chinesa da ROG Matrix RTX 5090. Como a RTX 5090 é proibida na China continental, a ASUS preparou sua variante específica para o mercado chinês, que é visualmente idêntica, mas possui algumas especificações inferiores, como a VRAM.
A placa foi apresentada em um vídeo no YouTube, onde gerente geral da ASUS, Tony, mostra a ROG Matrix RTX 5090 D V2 e algumas edições anteriores da Matrix.
Ainda não foi divulgado quantas unidades da ASUS Matrix RTX 5090 D V2 serão produzidas, mas certamente não serão muitas. Em termos de preço, é possível esperar algo na faixa de US$ 4.000 (R$ 21.969,20) ou mais, considerando que as placas de vídeo estão ficando cada vez mais caras.
Notícias Relacionadas:
- ASUS divulga teaser das motherboards AM5 “Neo”: novo conector AIO, M.2 aprimorado e DDR5 mais rápido
- ASUS faz teaser para novo gabinete ROG G1000 com display holográfico no painel
- ASUS vai lançar notebooks ProArt GoPro Edition na CES 2026
Especificações


Semelhante à edição padrão, a Matrix RTX 5090 D V2 também tem um TDP de 800W, apresentando tanto o conector de alimentação de 16 pinos quanto o conector ASUS HPWR, compatível com placas-mãe ASUS BTF.
A GPU traz especificações idênticas à versão V2 sem o “D”, mas possui um barramento de memória de 384 bits e 24 GB de memória GDDR7. Isso significa que ela é um pouco mais lenta, especialmente em cargas de trabalho que exigem alta capacidade de VRAM.

Após ligar o sistema com ambos os cabos de alimentação conectados, o consumo de energia chegou perto de 800 W no FurMark com a GPU em 100% de carga. A GPU operou a quase 3050 MHz em carga máxima, o que é significativamente superior ao clock boost do modelo de referência.
Foi possível ver a GPU ultrapassar rapidamente os 70 °C em poucos minutos e, portanto, Tony passou para o próximo teste, o 3DMark. Em carga máxima, a GPU alcançou a impressionante pontuação de 26.637 pontos no Time Spy Extreme. Com algum overclock, a GPU pode atingir 28.638 pontos com uma frequência de 3255 MHz.
A temperatura da GPU foi bastante razoável em comparação com o teste FurMark, permanecendo em torno de 60 °C. Como a GPU possui configurações especiais para nitrogênio líquido, Tony quer testá-las na próxima vez.
Fonte: Tony, com tradução do Videocardz.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções