Índice do Artigo

Relíquia resgatada

98% completo, Resident Evil de Game Boy é compartilhado na internet

A adaptação do primeiro Resident Evil para Game Boy foi cancelada por não atender aos requisitos da Capcom

98% completo, Resident Evil de Game Boy é compartilhado na internet
Créditos: Divulgação/Games that Weren’t

Muito antes de receber seus primeiros capítulos oficiais para portáteis, a série Resident Evil quase ganhou uma versão para o Game Boy original. No entanto, as limitações da época impediram que o projeto de conversão do primeiro título da franquia fosse completado, por mais que já estivesse bastante avançado.

Mais de 20 anos depois, o site Games that Weren’t resgatou o projeto e o disponibilizou para todos os interessados por essa relíquia perdida. A versão oferecida parece estar 98% completa, mostrando o quão longe o estúdio HotGen conseguiu ir antes de a Capcom cancelar o game no ano 2000.

Ao site, um dos desenvolvedores da versão Game Boy de Resident Evil, Nigel Speight, explicou que o projeto foi crescendo de escopo conforme avançou. A intenção original era recriar somente 35% da versão PlayStation, com uma história alongada e uma grande repetição de salas. No entanto, a publicadora Virgin continuou exigindo que mais conteúdos do jogo original fossem adaptados.

Resident Evil foi cancelado próximo a seu lançamento

Antes de desistir da adaptação, a Capcom chegou a exibi-la publicamente em eventos como a E3 de 1999. O plano era lançar o projeto em fevereiro de 2000, mas, conforme esse mês foi se aproximando, a companhia japonesa decidiu que o título não tinha a qualidade esperada da série.

Muito disso é resultado de que, por mais que a versão de Resident Evil para Game Boy possa ser considerada “milagrosa”, o hardware do portátil era muito limitado. Com somente 8-bit, ele exigiu diversos sacrifícios em questões como fidelidade visual, gameplay e som.

Com o tempo, muitos detalhes do projeto se perderam, embora diversas de suas builds tenham sido liberadas na internet. Segundo o assistente de programação Pete Frith, aquela que parou no Games that Weren’t está 98% finalizada, e ele se lembra de ter participado de várias conversas com o time de testes antes do jogo ser cancelado.

Assim, ela é a primeira a trazer conteúdos como a batalha contra o Tyrant, bem como o final programado para o game. No entanto, algumas cenas de corte seguem incompletas, Barry e Wesker compartilham sprites, a animação de morte de zumbis está incompleta e algumas cores aparecem de forma incorreta.

Fonte: VGC, Games that Weren’t

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções