Índice do Artigo

O processo está na mão dos reguladores

Acionistas da Electronic Arts aprovam compra pela Arábia Saudita

A Electronic Arts chegou a um ponto bastante importante de seu processo de venda bilionário

Acionistas da Electronic Arts aprovam compra pela Arábia Saudita
Créditos: Divulgação/Electronic Arts

Três meses após a liderança da Electronic Arts anunciar que entrou em um acordo de venda com um fundo de investidores liderados pela Arábia Saudita, o negócio avançou para uma etapa importante. Na última segunda-feira (22), o quadro de acionistas da publicadora aceitou oficialmente os termos do acordo, que avaliam o negócio em US$ 55 bilhões.

A partir dessa etapa, a transação vai passar a ser analisada por órgãos reguladores dos países nos quais a empresa atua. Enquanto a expectativa é que o processo pode ser rápido nos Estados Unidos, ele tende a enfrentar resistências em outros países — especialmente após a compra da Activision Blizzard resultar em várias demissões nos meses seguintes.

Acionistas da Electronic Arts aprovam compra pela Arábia Saudita
A compra da Electronic Arts ainda tem que ser aprovada por reguladores. Imagem: Divulgação/Electronic Arts

Enquanto a Electronic Arts está sendo comprada por um grupo de investidores, na prática 93,4% de suas ações vão passar para o controle da família real da Arábia Saudita. A Silver Lake Partners deve ficar com 5,5% da corporação, enquanto 1,1% dela vai pertencer à Affinity Partners.

Electronic Arts vai ser um dos maiores investimentos da Arábia Saudita

Caso a transação ganhe todas as autorizações de que precisa para prosseguir, ela vai representar a maior transação alavanca da Arábia Saudita — e seu investimento mais intenso no mercado de games. Até então, o país havia feito apostas minoritárias em várias desenvolvedoras, com exceção da SNK, de quem detém a maioria das ações.

Nos Estados Unidos, a compra da Electronic Arts deve enfrentar resistência principalmente entre políticos do partido Democrata. Senadores afirmam que a compra representa um grande risco à soberania do país, bem como enfraquece sua influência no campo cultural.

Acionistas da Electronic Arts aprovam compra pela Arábia Saudita
2025 foi um ótimo ano para a Electronic Arts. Imagem: Divulgação/Electronic Arts

Elas também acreditam que a compra tem objetivos que vão além de garantir ao país estrangeiro uma nova fonte de renda. Junto a investimentos em esportes e outras instituições culturais, a Arábia Saudita está tentando “mudar a opinião pública” para fazer com que ela se esqueça que o local se trata de um estado petrolífero com um comando autoritário.

A compra da Electronic Arts é particularmente atraente dado o alcance que a companhia tem no mercado norte-americano e internacional. Segundo dados da Circana, a companhia teve um ótimo desempenho comercial em 2025, conquistando o topo das vendas com o bem-sucedido Battlefield 6.

Fonte: VGC

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções