"

Nova fase com projetos inéditos

Agora independente, GOG vai apostar na publicação de games e no Linux

O GOG promete diversas mudanças agora que não está mais ligado oficialmente à CD Projekt RED

Agora independente, GOG vai apostar na publicação de games e no Linux
Créditos: Divulgação/GOG

Embora o GOG ainda esteja ligado a um dos fundadores da CD Projekt RED, o fato de que a companhia não é mais dona da loja vai permitir que ela adote algumas mudanças importantes. Segundo o CEO Michal Kicinsnki e o diretor Maciej Golebiewski, a empresa deve apostar na distribuição de games e em um maior suporte ao Linux.

À Eurogamer, Kicinski explicou que já trabalha com a publicadora Retrovibe, que pode ganhar uma proximidade maior com o GOG. Embora nenhuma decisão tenha sido tomada no momento, ele vê  como real a possibilidade de que a loja também use seu alcance para ajudar na distribuição de alguns games.

O foco do GOG vai continuar em resgatar games antigos. Imagem: Divulgação/GOG

Apesar de ter ajudado a fundar a CD Projekt RED, Kicinski não trabalha para a empresa desde 2012 — ou seja, muito antes de The Witcher 3: Wild Hunt transformá-la em um dos grandes nomes da indústria. Assim, conforme a desenvolvedora se foca mais em seus próprios games, se tornou inevitável que houvesse uma separação entre ela e a loja focada em games retrô.

GOG quer dar mais atenção ao Linux

Falando à PC Gamer, Golebiewski explicou que a direção de GOG compartilha com os jogadores de PC um sentimento comum em relação ao Windows: o sistema da Microsoft não está no melhor de seus dias. Até mesmo por isso, ele explicou que a loja procura meios de oferecer um suporte aprimorado a títulos disponíveis para Linux.

Segundo o diretor, essa é uma das prioridades que suas equipes vão explorar em 2026, conforme a empresa entra em sua nova fase. No entanto, ele explica que nenhum plano específico foi determinado, pois a companhia ainda está na fase de estudar o que pode ser feito.

O GOG promete dar mais atenção a games do Linux. Imagem: Divulgação/GOG

Não quero me comprometer com nada em específico, mas certamente observamos essa tendência e também vemos que o Linux está próximo ao coração de nossos usuários, então provavelmente poderíamos fazer melhor nessa fronte, e isso é algo que vamos investigar”, prometeu Golobiewski.

Já Kicinski foi além, e afirmou que está surpreso com o estado atual do Windows. Para o fundador do GOG, o produto da Microsoft tem baixa qualidade e muitos problemas, o que torna difícil acreditar o quanto tempo ele está no mercado. “Então não estou surpreso que as pessoas estão gravitando para fora do ecossistema do Windows. Não é o melhor ecossistema”, decretou.

Fonte: Eurogamer, PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções
Sair da versão mobile