Índice do Artigo

O fim de uma era

Após 25 anos, navegador do Dreamcast perde suporte ao Google

O PlanetWeb 3.0 do Dreamcast agora sobrevive através de sistemas de busca alternativos como o Frogfind.de

Após 25 anos, navegador do Dreamcast perde suporte do Google
Créditos: Divulgação/SEGA

Embora não tenha sido o primeiro console de mesa a se conectar à internet, o Dreamcast fez história por chegar com um modem integrado e um navegador que permitia acessar facilmente a internet. Infelizmente para os fãs do console, parte dessa história se perdeu na semana passada graças a uma decisão do Google.

A empresa encerrou seu suporte oficial ao PlanetWeb, o navegador que era usado pelo console e que podia ser acessado através de um disco dedicado. Com isso, não é mais possível usar o console para fazer buscas no sistema, embora algumas de suas funções se mantenham.

Apesar de o Dreamcast ter sido descontinuado há décadas pela SEGA, ele ainda possível uma comunidade online bastante dedicada. Ela não somente criou seus sistemas de buscas próprios, como também garantiu a sobrevivência dos servidores de jogos online populares.

Navegador do Dreamcast teve três versões

A versão do PlanetWeb que o Google praticamente matou na semana passada foi a terceira que o console teve durante sua breve existência. Como na época não era comum que plataformas de mesa baixassem aplicativos da internet, cada uma delas dependia de um disco próprio para funcionar.

Em sua estreia nos Estados Unidos, em 1999, o Dreamcast chegou com o PlanetWeb 1.0, que foi atualizado para a versão 2.0 em 2000. Já a terceira, e última feita de forma oficial, foi disponibilizada pela SEGA em 2001, no mesmo ano que a companhia japonesa decidiu se retirar do ramo de fabricação de hardwares.

Após 25 anos, navegador do Dreamcast perde suporte do Google
O PlanetWeb teve três versões lançadas. Imagem: Reprodução/Amazon

Atualmente, quem ainda usa o navegador do console pode recorrer a soluções como o Frogfind.de, que tira suas informações do Google, Brave e DuckDuckGo. Já quem gosta de jogar online ainda encontra uma comunidade ativa de títulos conhecidos, como Phantasy Star Online e Quake III Arena.

Obviamente, nenhum deles se sustenta nos servidores oficias da SEGA, que foram encerrados há muito tempo. Apesar de o Dreamcast ter passado pouco tempo nas lojas, ele até hoje é lembrado com carinho pelos fãs e tem servido como uma das bases da postura mais radical e experimental que a empresa voltou a adotar há pouco tempo no desenvolvimento de seus games.

Fonte: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções