
Após os testes realizados pela Sony com personagens do PlayStation utilizando inteligência artificial, Ashly Burch, atriz que interpreta Aloy em Horizon Zero Dawn, disse que a IA não irá substituir os profissionais de voz que atuam na indústria de games.
Burch, conhecida por seus personagens em Horizon Zero Dawn, Mythic Quest e Critical Role, concedeu uma entrevista a Eurogamer, onde fala sobre a sua visão do impacto da IA no segmento de games.
IA não substitui profissionais de games, segundo Ashly Burch
Profissionais de setores criativos têm enfrentado uma pressão enorme desde a ascensão da inteligência artificial. E no setor de games não seria diferente. A situação é tão grave, que apenas recentemente uma greve que perdurou um ano teve fim. A SAG-AFTRA, sindicado dos atores de voz dos Estados Unidos, enfim conseguiu entrar em acordo quanto a regulações de inteligência artificial que não prejudiquem os profissionais do setor.
Na entrevista de Burch ela fala sobre como enxerga que a IA pode ser usada de maneira benéfica nos games:
"Para mim, acho que a IA como ferramenta para facilitar as coisas para os desenvolvedores seria ótimo. Tipo, acho que já ouvi alguém dizer algo como: 'Ah, se usássemos inteligência artificial para ajudar na limpeza entre a fase de captura de movimento e a importação para o motor de jogo, seria incrível'. Então, coisas que ajudem a agilizar o processo de desenvolvimento e facilitem o trabalho das pessoas, eu acho ótimo.” - Ashly Burch, Aloy em Horizon Zero Dawn


Burch se tornou uma pessoa de interesse sobre o assunto porque no início do ano, em um vídeo vazado, a PlayStation utilizou a personagem Aloy com uma versão de IA que permitia interação em tempo real. Na ocasião do vazamento, Burch divulgou um vídeo onde declarava que a Guerrilla (desenvolvedora de Horizon Zero Dawn) entrou em contato com ela para dizer que a “demo não refletia nada que estivesse em desenvolvimento ativo“, e que a Sony “não utilizou nenhuma das atuações [de Burch]” nessa versão de IA.
"É uma tecnologia tão nova, então é difícil saber para quais aplicativos os desenvolvedores gostariam de usá-la. Então, vira uma conversa de 'para que você quer usar isso, o que você está tentando obter com essa tecnologia? Você está tentando substituir meu desempenho? Ou está tentando otimizar seu processo ou tentando descobrir na fase de pré-produção como as coisas soariam na minha voz?' Acho que se torna uma questão de 'caso de uso' para mim." - Ashly Burch
Ela enfatiza que a “Guerrilla realmente se importa com o desempenho em seus jogos, e acho que um universo onde a Guerrilla simplesmente substitui cada ator que tem por um robô não vai acontecer”.
Ela finaliza a entrevista dizendo que esse trabalho é essencial, não só para que as pessoas “consigam pagar o aluguel”, mas também para “aprimorar e melhorar sua arte”.
VIA: Eurogamer
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções