
O game Battlefield 6 não deve ser compatível com Steam Deck e sistemas baseados em Linux devido à exigência de Secure Boot e à implementação do anti-cheat Javelin, sistema de proteção em nível de kernel da EA.
A informação foi descoberta pelo perfil Battlefield Wire, no X (antigo Twitter), e posteriormente confirmada por Vince Zampella, vice-presidente executivo da EA.
O que é o Javelin e por que ele impede o jogo no Steam Deck?
Introduzido em 2022, o Javelin é a solução mais avançada de anti-cheat da EA, atuando diretamente no nível de kernel do Windows para detectar e bloquear modificações e programas maliciosos em tempo real.
Ele exige que a função Secure Boot esteja ativada no sistema operacional para funcionar corretamente — o que representa uma barreira para usuários de Linux e dispositivos como o Steam Deck, que utilizam o sistema SteamOS (baseado em Linux) e não possuem suporte nativo ao Secure Boot via Proton.
De acordo com Zampella, o jogo não é compatível com o Steam Deck, e não há menção de planos para suporte futuro ou alternativas de contorno. Isso praticamente confirma que o requisito de Secure Boot e o anti-cheat Javelin inviabilizam a execução do jogo em ambientes Linux.
“Não funciona no Steam Deck. Acho que provavelmente funcionará em algumas plataformas portáteis que não sejam o Steam Deck. Porém acho que essa não é a melhor maneira de jogar”, destacou Victor Zampella.
A situação afeta não apenas usuários do Steam Deck, mas também a comunidade de jogadores em Linux. Mesmo soluções como o Proton, da Valve, não oferecem suporte a Secure Boot, o que impede a execução de Battlefield 6 em sistemas alternativos ao Windows.
Esse cenário se alinha a uma tendência da indústria, que vem adotando anti-cheats mais restritivos, como já ocorre em jogos como Valorant, que exige Secure Boot e TPM 2.0 para rodar.
Anti-cheats são tendência na indústria
A EA afirma que, desde a implementação do Javelin, já bloqueou mais de 33 milhões de tentativas de trapaça em cerca de 2,2 bilhões de PCs.
Em Battlefield 2042, onde o sistema foi introduzido no final de 2024, a empresa alega que o número de partidas comprometidas por cheaters caiu pela metade. O sistema também possui suposta taxa de acerto de 99% em banimentos, segundo dados internos da empresa.
Veja os requisitos mínimos e recomendados para rodar Battlefield 6 no PC. O game tem previsão de lançamento para o dia 10 de outubro, também nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series S|X. Desta vez, não teremos versões para PlayStation 4 e Xbox One.
Fontes: PCGamesN, Tom’s Hardware e BattlefieldWire/X
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções