Índice do Artigo

Estão deixando a gente sonhar

Capcom quer Mega Man, Devil May Cry e Ace Attorney tão grandes quanto Street Fighter e Resident Evil

Capcom fala de seus planos para transformar suas franquias com menos vendas em "IPs centrais" também

Arte de Mega Man
Créditos: Capcom

A Capcom publicou um novo relatório para seus investidores onde fala de estratégias de crescimento. Um dos principais planos da empresa, revela o documento, é fazer crescer algumas de suas franquias mais conhecidas, mas que ainda não vendem tanto quanto as maiores. A produtora fala, especificamente de Mega Man, Devil May Cry e Ace Attorney.

Atualmente as séries que mais vendem para a empresa são, sem surpresas, Resident Evil, Street Fighter e Monster Hunter. A Capcom chama essas três franquias de suas “IPs centrais”. O ambicioso plano de crescimento para os outros jogos é transformá-los, também, em “IPs centrais”.

“Nossos esforços estão focados em IPs centrais como as franquias Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter, e mapear entradas nas séries principais e sequências, remakes, novas IPs, e ports de conteúdo para hardware mais recente”, diz o documento, em tradução livre. “Nós consistentemente lançamos de dois a três grandes novos títulos todo ano, mas reconhecemos que precisamos crescer nosso ritmo indo adiante.”

Capcom fala de novos títulos e remakes em suas franquias com menos vendas

A Capcom tem um plano de longo prazo de chegar a 100 milhões de vendas por ano, de maneira consistente. Para isso, a companhia quer ter mais “IPs centrais” em seu portfólio.

“A Capcom tem uma riqueza de marcas globalmente populares, como Mega Man, Devil May Cry e Ace Attorney. Nós planejamos expandir nossa base de usuários e melhorar nossa performance através de novos lançamentos, remakes e ports de títulos dessas séries para novo hardware. Ao melhorar o poder das marcas e cultivar bases leais de fãs, vamos tornar essas séries IPs centrais.”

O documento fala também dos planos de expansão da produtora, já em andamento no Japão:

“Anteriormente, consolidamos nosso desenvolvimento de jogos em Osaka para promover eficiência. Porém, para fortalecer mais sua estrutura, estamos atualmente construindo uma nova instalação de desenvolvimento perto de nosso escritório principal, com previsão de ficar pronta em 2027. Também adquirimos terras próximas, com mais expansões futuras em mente.”

Quanto vende uma “IP central” da Capcom?

Os planos são boas notícias para os fãs das franquias menores citadas, que não recebem a mesma atenção que os campeões de vendas da Capcom. Mas a diferença nos números é realmente impressionante.

Resident Evil começou em 1996 e vendeu em sua história um total de 170 milhões de unidades. Monster Hunter começou bem depois, em 2004, e já alcança 120 milhões. Street Fighter é a mais antiga e vendeu menos, tendo início em 1987 e acumulado 56 milhões de unidades vendidas.

Leia mais:

Mega Man é a franquia “não central” mais próxima dos números. A série também começou em 87 e acumulou 43 milhões de unidades vendidas. Devil May Cry vendeu 33 milhões desde 2001 e Ace Attorney se encontra mais distante do status de “IP central”, tendo vendido 13 milhões de unidades desde 2001.

Via: VGC

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções