
Lançado em dezembro de 2023 no PC, o jogo de tiro Ready or Not recebeu uma atualização que tem provocado polêmica entre seus jogadores. Como forma de conseguir que o jogo seja classificado e lançado para consoles, a Void Interactive fez muitos ajustes em questões como nudez e violência nos últimos dias.
Em um longo texto compartilhado no Steam, o estúdio afirmou que decidiu diminuir um pouco o impacto dos desmembramentos na experiência. Enquanto eles ainda podem acontecer durante os combates, a mecânica vai deixar de funcionar a partir do momento em que um oponente for considerado morto.
Ready or Not também decidiu “cobrir um pouco mais” alguns NPCs e suspeitos, fazendo com que momentos de nudez explícita tenham praticamente sumido. Os responsáveis pelo game também reforçaram suas políticas contra cenas de violência envolvendo menores de idade, o que resultou em algumas mudanças sutis em animações.
Decisão gerou acusações de censura contra Ready or Not
“As mudanças com a versão para consoles são pequenas o suficiente que a maioria das pessoas não as perceberia aqui se não disséssemos nada, mas queremos ser transparentes”, afirma a Void Interactive. “Foram somente as evidências e nudez que foram alteradas, e as mudanças de textura não afetam o PC”.

A decisão da Void Interactive de mudar elementos do jogo resultou no surgimento de diversas críticas negativas ao jogo no Steam. Muitos consumidores afirmam que o estúdio está censurando Ready or Not, e que não é justo perder elementos no PC como consequência do lançamento em consoles.
“A censura devido ao lançamento futuro em consoles é uma maneira ótima de conquistar um review negativo. Que decisão estúpida. Os desenvolvedores afirmaram em 2018: a polícia/SWAT encontra situações intensas e violentas que vamos mostrar sem filtros. Acho que isso era tudo uma grande mentira”, afirma um jogador que não concordou com a decisão.
Estúdio garante que o tom do game vai ser mantido

Enquanto muitos dos reviews negativos são de pessoas com pouco tempo de jogo em Ready or Not, outros foram feitos por jogadores com dezenas de horas dedicadas a ele. Em sua defesa, a Void Interactive afirmou que só fez mudanças quando elas foram consideradas extremamente necessárias por suas parceiras.
Ela também explicou que quaisquer ajustes “têm o objetivo de permanecer fieis ao tom do game, então não há razão para alarde”. No entanto, essa mensagem não convenceu totalmente o público, fazendo com que 47% das 4,6 mil críticas recentes que o título recebeu no Steam sejam consideradas negativas.
Fonte: PC Gamer
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções