
Muito se fala que esta geração de consoles não conta com games que oferecem experiências muito diferentes do que a anterior; contudo, o novo jogo da Sucker Punch NÃO é um desses casos. Nesta publicação, entenda como o controle DualSense leva a imersão ao limite em Ghost of Yotei!
A mais nova produção exclusiva da PlayStation, Ghost of Yōtei, coloca o jogador no Japão do período feudal, no ano de 1603. A trama se desenrola muito tempo depois dos eventos vividos por Jin Sakai, o herói do primeiro jogo da série, Ghost of Tsushima.
Desta vez, a história acontece na extensa e gelada ilha de Ezo, que atualmente corresponde a Hokkaido. Quem comanda a narrativa é Atsu, uma onna-musha, termo que designa uma mulher samurai.
Antes de começarmos as explicações mais detalhadas, fica aqui a indagação: já fez a sua compra de Ghost of Yotei? Se a resposta for “não“, temos uma notícia maravilhosa para você adquirir agora mesmo pelo menor preço, caso leia esta notícia nesta terça-feira (18):
| Jogo | Preço | Cupom |
| Jogo Ghost Of Yotei, Mídia Física, PS5 | R$ 275,40 | APROVEITAHOJE (disponível somente no dia 18/11) |
A jornada de vingança que move a protagonista de Ghost of Yōtei
Aos que chegaram neste post após a promoção acima, não se preocupe, porque outras oportunidades virão eventualmente!
De toda forma, voltando ao assunto principal, a motivação de Atsu não é patriótica, e sim profundamente pessoal. Ela é impulsionada por um desejo de retribuição por toda a dor que a fizeram sofrer.
A personagem volta à sua terra com o objetivo único de perseguir os Seis de Yōtei, uma facção de samurais que abandonou seu código de honra.
Esse grupo, sob o comando de Lord Saito, foi o autor do extermínio de sua família, evento ocorrido dezesseis anos antes. Tendo escapado do massacre, Atsu é muitas vezes chamada de onryō, um fantasma que busca justiça, se transformando aos poucos e uma presença quase mitológica e sem perdão.
Como o controle DualSense leva a imersão ao limite em Ghost of Yotei; entenda
A desenvolvedora Sucker Punch usou as capacidades do controle do PS5, o DualSense, para fazer com que o jogador experimente fisicamente a carga emocional dessa busca por vingança.
A proposta foi criar uma imersão que não se limita aos gráficos ou ao sistema de luta, integrando o hardware do PS5 a ações corriqueiras e à criação de itens.
Essas mecânicas especiais ajudam a construir a identidade de Atsu como uma combatente que depende de suas habilidades de artesã para sobreviver e cumprir seu objetivo.

Como atividades simples no jogo ganham vida com o controle do PS5
Uma das funcionalidades que mais chama a atenção no título transforma uma ação básica de acampamento em uma experiência interativa.
Para fazer uma fogueira, o jogador que escolhe o modo de imersão precisa realizar gestos concretos. Primeiro, usa o Touchpad para gerar faíscas e depois deve soprar diretamente no microfone do DualSense.
Esse comando de voz simula o ato de assoprar as chamas iniciais para elas crescerem, trazendo realismo à situação de sobrevivência.
O preparo de comidas sobre o fogo também é enriquecido. O jogador precisa agitar o controle, utilizando seu sensor de movimento, para simular que está mexendo a panela.
A resposta tátil transmite a sensação dos ingredientes se cozinhando, com diferentes vibrações para cada textura de ingredientes individuais.

A arte de criar e melhorar equipamentos com respostas táteis realistas
O processo de fabricação e melhoria de armas, que em diversos títulos se resume a acessar um menu, se torna uma atividade manual na rotina de Atsu.
Para forjar sua katana e torná-la mais poderosa, é preciso reproduzir os movimentos de um ferreiro. O jogador balança o DualSense para cima e para baixo, seguindo um ritmo parecido com o de quem martela um metal.
A resposta tátil é fundamental, pois imita o peso da ferramenta, o impacto contra a lâmina e a sensação térmica da forja.
Leia mais
- PS5 chega a 84,2 milhões de unidades vendidas e Ghost of Yotei supera os 3 milhões
- Devs de Ghost of Yotei aguardam feedback do público para definirem possível DLC
- Sequências de Ghost of Yotei vão continuar a trazer o Japão e katanas
A precisão do combate e a exploração do ambiente em Ghost of Yōtei
O sistema de luta, já considerado evoluído, recebe uma camada extra de profundidade com o controle.
Ao usar um arco, por exemplo, os gatilhos adaptáveis do L2 oferecem uma resistência progressiva no acionamento, simulando a força real necessária para tensionar a corda antes do lançamento da flecha.
Uma experiência similar ocorre com armas de fogo, como o rifle tanegashima, onde os gatilhos transmitem a sensação de peso e o recuo característico do disparo.
Cada confronto é detalhado por vibrações específicas. O jogador consegue perceber a diferença entre o impacto seco de uma defesa perfeita, o ruído de uma lâmina cortando uma armadura de couro ou a força de um golpe recebido de um oponente.
A exploração do mundo também é beneficiada. O vento guia, mecanismo de navegação característico da franquia, agora emite seu som característico pelo alto-falante do controle, dando a impressão de que a brisa está saindo diretamente de suas mãos.
E, por último, mas não menos importante, destacamos que o feedback tátil também varia de acordo com o solo, diferenciando a sensação de caminhar na neve profunda, sobre pedras congeladas ou em terrenos lamacentos.
E aí? Qual foi a sua experiência com a Atsu no Japão Feudal? Curtiu passar o aço em guerreiros sem honra com toda a sensação tátil exclusiva do DualSense? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Adrenaline!
*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções