Índice do Artigo

Menos pode ser mais

Criador de Fallout critica falta de foco dos jogos modernos

Para Tim Cain, cocriador de Fallout, muitos games atuais falham porque querer ser tudo e agradar a todos

Criador de Fallout critica falta de foco dos jogos modernos
Créditos: Divulgação/Tim Cain

Conhecido como um dos criadores da série Fallout, Tim Cain continua fazendo trabalhos pontuais na indústria dos games — ele é um dos responsáveis por The Outer Worlds, da Obsidian. Com anos de experiência, ele afirma que tem visto cada vez mais jogos modernos se esquecendo do que é preciso para conquistar a atenção dos consumidores.

Respondendo uma pergunta de um fã, Cain explicou em seu canal do YouTube que há uma grande lição que jogos recentes podem aprender com títulos do passado. Para eles, a indústria perdeu muito ao tentar fazer games que, ao tentar agradar a todo mundo, acabaram perdendo qualquer tipo de foco.

Eles não sabem realmente o que querem ser”, explicou o cocriador de Fallout. “Eles tentam ser tudo para todos: desenvolvidos por comitê, fazendo uma publicadora feliz, tentando adivinhar o que a maior demografia deseja”, explicou. Segundo Cain, games antigos não tinham esse problema, justamente porque tinham menos dados com que trabalhar e mais restrições técnicas.

Jogos do passado eram mais focados, afirma cocriador de Fallout

Cain explica que, quando começou a trabalhar em games nos anos 1980, a indústria era completamente diferente — e sequer era possível chamá-la de “indústria”. Naquele momento, era comum que artistas também fossem programadores e designers de som, que precisavam lidar com várias partes de um projeto.

Assim, os jogos da época precisavam ter um foco muito específico, caso contrário muitos deles sequer conseguiriam existir. O cocriador de Fallout também explica que, dado os recursos limitados fornecidos pelos hardwares da época, também era preciso saber trabalhar de forma eficiente e sem desperdiçar recursos.

Criador de Fallout critica falta de foco dos jogos modernos
Imagem: Divulgação/Bethesda

Não é como se você quisesse ser eficiente, ou não seria tão legal se não fosse eficiente”, explicou Cain. “Era sobre ‘ou você escreve códigos eficientes, ou seu game não vai funcionar no console Atari’”. Para ele, muitos jogos modernos também poderiam aprender que a adição de mais sistemas nem sempre resulta em experiências mais divertidas.

Você precisa ser simples. Você precisa estar focado e o que quer que você faça precisa ser extremamente bem-executado. E então você vai estar que nem aquele restaurante chique. Você não vai receber muitos ingredientes naquela refeição, mas ela foi deliciosa”, conclui o cocriador de Fallout.

Fonte: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções