Índice do Artigo

Caso de censura?

Depois do Steam, Horses é banido da Epic Games Store um dia antes da estreia

Horses foi banido do Steam e da Epic Games Store por motivos que nunca foram esclarecidos pelas lojas

Depois do Steam, Horses é banido da Epic Games Store um dia antes da estreia
Créditos: Divulgação/Santa Ragione

Nos últimos dias, ganhou tração nas redes sociais a história de Horses, um jogo de terror independente que foi banido do Steam. Enquanto o título havia sido liberado pela Epic Games Store, ele também acabou tendo suas vendas bloqueadas pela loja, um dia antes de sua estreia.

O game vai ser publicado pela Santa Ragione, que já teve diversos de seus games publicados em ambas as lojas sem nenhum problema. No entanto, os conteúdos do novo projeto foram considerados extremos demais e, portanto, parecem violar as políticas de suas parceiras.

Em seu blog oficial, a publicadora de Horses explica que o título foi banido do Steam em 2023, quando se preparava para entrar em Acesso Antecipado. Desde então, ela afirma que tentou ter mais esclarecimentos sobre a situação, mas nunca teve uma resposta exata do que poderia fazer para revertê-la.

Algo semelhante aconteceu com a Epic Games Store, que inclusive já havia dado a aprovação para o lançamento do game. “Novamente, nenhuma indicação específica do conteúdo problemático no jogo foi dada, somente declarações generalistas e demonstravelmente incorretas de que ele violava suas linhas de conduta. Nosso apelo foi negado doze horas depois sem nenhuma explicação adicional”.

A situação é especialmente curiosa devido ao fato de que, antes do banimento, a loja da Epic foi usada como base para a distribuição de chaves de review do game. Assim, a decisão de última hora feita pela empresa faz ainda menos sentido, especialmente porque, durante meses, ela não teve problemas com o título.

Publicadora de Horses acusa lojas de praticar censura

Segundo a Santa Ragione, a falta de explicações sobre o banimento de Horses é o ponto mais perturbador da situação atual. Para a publicadora, isso demonstra o quanto lojas como o Steam e a Epic Games Store são capazes de moldar de forma unilateral as experiências e jogos que chegam aos consumidores.

Depois do Steam, Horses é banido da Epic Games Store um dia antes da estreia
Imagem: Divulgação/Santa Ragione

Estamos comprometidos a produzir narrativas adultas e desafiadoras. Horses usa imagens grotescas e subversivas para confrontar o poder, a fé e a violência. Rejeitamos padrões subjetivos de obscenidade e acreditamos que esse tipo de censura moralizante evoca um passado sombrio no qual noções vagas de ‘decência’ eram usadas para silenciar artistas

Santa Ragione

A empresa também afirma que respeita o público e, por isso, deixa ao critério pessoal de adultos responsáveis decidirem quais tipos de jogos querem ou não aproveitar. “O Steam diminui publicamente a curadoria humana em favor de algoritmos que estimulam vendas, mas intervém quando a visão artística de um game não se alinha com o que os donos da plataforma consideram como arte”.

Depois do Steam, Horses é banido da Epic Games Store um dia antes da estreia
Imagem: Divulgação/Santa Ragione

Horses é um jogo com visuais simples e que convida os jogadores a escaparem de uma vida agitada para passar alguns dias em uma fazenda, que esconde vários segredos sombrios. Apesar de ter sido banido de outras lojas, o game encontrou uma casa na Itch.io e no GOG, que continua a vendê-lo por R$ 19,99 e sem qualquer espécie de DRM.

Fonte: PC Gamer, Santa Ragione

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções