"

Mas a briga continua

Devs demitidos de GTA VI perdem primeira batalha legal contra a Rockstar

Um juiz disse que os ex-desenvolvedores de GTA VI não conseguiram provar que foram demitidos injustamente

Devs demitidos de GTA VI perdem primeira batalha legal contra a Rockstar
Créditos: Divulgação/Rockstar Games

Dois meses após serem demitidos pela Rockstar Games, ex-desenvolvedores de Grand Theft Auto VI (GTA VI) perderam sua primeira batalha legal contra a empresa. Em uma audiência preliminar, um juiz do Reino Unido afirmou que as pouco mais de 30 pessoas afetadas pela decisão não devem ser pagas interinamente enquanto o processo aberto contra a desenvolvedora continua.

Segundo o magistrado, as informações fornecidas pelo grupo não foram suficientes para provar que eles foram mandados embora como consequência de sua tentativa de formar um sindicato. Assim, enquanto os procedimentos legais vão continuar, os desenvolvedores não vão ganhar qualquer espécie de remuneração.

Desenvolvedores afirmam que foram demitidos por sua tentativa de se organizar formalmente. Imagem: Divulgação/Rockstar Games

Representados pela Independent Workers Union of Great Britain (IWGB), os ex-membros da equipe de GTA VI afirmam que foram demitidos por sua tentativa de se organizar formalmente. Já a empresa declarou que eles foram removidos de seus quadros de funcionários porque estavam vazando informações confidenciais.

Desenvolvedora de GTA VI celebrou a decisão

Em um comunicado enviado ao site Kotaku, a Rockstar Games celebrou a decisão e afirmou que ela é consistente com sua posição sobre o caso. “Lamentamos que fomos colocados em uma posição na qual demissões foram necessárias, mas sustentamos nosso rumo de ação amparados pelo resultado dessa audiência”.

A Rockstar celebrou a decisão dos tribunais. Imagem: Divulgação/Rockstar Games

A disputa envolvendo a criadora de GTA VI envolve um servidor do Discord, no qual seus ex-funcionários discutiam detalhes de sua organização com membros da IWGB. Ele tem cerca de 350 usuários, incluindo ex-membros da companhia que já haviam compartilhado publicamente artigos falando sobre suas experiências trabalhando para ela.

Segundo a Rockstar, muitas pessoas que continuam trabalhando para ela ainda estão no servidor, e não sofreram qualquer espécie de punição. Com isso, a empresa sustenta que só tomou medidas contra aqueles que compartilharam documentos sensíveis e confidenciais.

Sindicato não vai desistir da briga

Já o IWGB afirma que a desenvolvedora de GTA VI em nenhum momento respeitou seus procedimentos internos ou alertou os trabalhadores de que eles estavam em risco. O sindicato também afirma que a companhia criou perfis falsos para vigiar as pessoas afetadas e obter informações sobre suas tentativas de organização.

Apesar da derrota, o grupo afirma que não vai desistir da disputa e está confiante de que vai ser ouvido por tribunais que atuam de forma mais completa. “A Rockstar falhou consistentemente em sustentar suas alegações à imprensa ou refutar que agiu de maneira injusta, maliciosamente e quebrando seus próprios procedimentos”, afirmou Alex Marshall, presidente do IWGB.

Fonte: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções
Sair da versão mobile