Índice do Artigo

ray tracing aprimorado só no PS5 Pro e PC

Digital Foundry mostra desempenho e resoluções de Assassin's Creed Shadows nos consoles

Assassin’s Creed Shadows traz três modos gráficos no PS5 e Series X, com resoluções dinâmicas, ray tracing e até 60 FPS no modo Performance

Assassin’s Creed Shadows vai trazer novo esquema de controles para a série
Créditos: Divulgação/Ubisoft

Os testes da Digital Foundry revelaram como Assassin’s Creed Shadows se comporta nos consoles da atual geração, com foco nas diferenças de resolução, desempenho e uso de ray tracing. O novo jogo da franquia é o primeiro desenvolvido sem suporte ao PS4 e Xbox One.

No Xbox Series S, Assassin’s Creed Shadows roda exclusivamente a 30 FPS, sem opção de desempenho superior. A resolução oscila entre 1280×720 e 1920×1080, sendo então ampliada para 1620p via TAAU (Temporal Anti-Aliasing Upscale).

Xbox Series S limita-se a 30 FPS e tem cortes visuais

Para manter a estabilidade, a versão para Series S não inclui iluminação global com ray tracing, utilizando um método tradicional de iluminação pré-calculada.

A física dos fios de cabelo também está desativada. No entanto, o recurso de ray tracing na iluminação global (RTGI) é ativado na área de “Hideout“, onde o jogo mantém os 30 FPS bloqueados.

Mesmo com essas limitações, testes da Digital Foundry indicam que o desempenho no Series S não é totalmente estável, com quedas perceptíveis de taxas de quadros durante combates e em algumas cutscenes.

PS5 e Xbox Series X oferecem três modos gráficos

Já no PS5 e Xbox Series X, há três opções gráficas, permitindo escolher entre fidelidade, equilíbrio e desempenho.

  • Modo Qualidade:
    • Resolução nativa: 1920×1080 a 2880×1620 (upscale para 4K)
    • Taxa de quadros: 30 FPS
    • Iluminação Global Ray Tracing: Ativada
    • Física de fios de cabelo: Ativada
  • Modo Balanceado (exclusivo para telas de 120 Hz):
    • Resolução nativa: 1600×900 a 2560×1440 (upscale para 4K)
    • Taxa de quadros: 40 FPS (bloqueado a 120 Hz)
    • Iluminação Global Ray Tracing: Ativada
    • Física de fios de cabelo: Ativada
  • Modo Desempenho:
    • Resolução nativa: 1440×810 a 2560×1440 (upscale para 4K)
    • Taxa de quadros: 60 FPS
    • Iluminação Global Ray Tracing: Desativada
    • Física de fios de cabelo: Desativada em gameplay, ativada apenas em cutscenes

PlayStation 5 Pro tem ray tracing aprimorado

  • Modo Qualidade: Resolução dinâmica em 1620p, upscaling para 2160p via PSSR, 30 FPS, Ray-Tracing aprimorado ativado
  • Modo Balanceado (exclusivo para telas de 120 Hz): Resolução dinâmica em 1440p, upscaling para 2160p via PSSR, 40 FPS bloqueados, Iluminação Global Ray-Tracing ativada
  • Modo Desempenho: Resolução dinâmica em 1440p, upscaling para 2160p via PSSR, 60 FPS, Iluminação Global Ray-Tracing desativada

A principal diferença entre os modos está no uso do ray tracing e da física de cabelo. No modo Qualidade e Balanceado, a iluminação global é processada em tempo real, trazendo sombras mais realistas e iluminação indireta aprimorada.

desempenho e resoluções Assassin's Creed Shadows
Imagem: Digital Foundry/Reprodução

No modo Desempenho, o ray tracing é substituído por iluminação pré-calculada, resultando em uma imagem menos precisa em cenas dinâmicas.

Em termos de estabilidade, os testes indicam que o modo Qualidade mantém os 30 FPS sem quedas perceptíveis. O modo Balanceado se mantém estável em 40 FPS, desde que seja usado em um monitor 120 Hz.

O modo Desempenho, por outro lado, apresenta quedas ocasionais abaixo de 60 FPS, especialmente em áreas densas ou em combates intensos.

Ray Tracing e melhorias na nova Anvil Engine

Os avanços da nova Anvil Engine são mais perceptíveis nos consoles mais potentes. O ray tracing na iluminação global melhora a profundidade das sombras e o reflexo da luz nos cenários, e a física de cabelo dinâmica adiciona mais realismo aos personagens principais.

desempenho e resoluções Assassin's Creed Shadows
Imagem: Digital Foundry/Reprodução

No entanto, o PS5 e Xbox Series X não suportam reflexos via ray tracing, recurso presente apenas na versão de PC e PS5 Pro.

Além disso, o jogo conta com um novo sistema de clima dinâmico, com vento e chuva reagindo de forma mais realista. Elementos destrutíveis também foram aprimorados, permitindo interações mais detalhadas com o ambiente.

Como sempre, vale à pena conferir o vídeo completo da Digital Foundry para a análise inteira na maior resolução disponível do YouTube e na maior e melhor tela que você tiver. Talvez de preferência, no display que você usa para jogar.

Fontes: Digital Foundry e ElAnalistadeBits.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções