
As demissões generalizadas da Microsoft no ano passado afetaram pesadamente os estúdios da Zenimax para jogos online. Tantos devs ficaram sem emprego que vimos o surgimento do Sackbird Studios, iniciativa de Doug Carroll. Agora temos outro estúdio sendo criados por ex-desenvolvedores que trabalhavam no Project Blackbird, o Ironroot Games.
O novo estúdio foi criado por Quentin Cobb, que também trabalhava em Project Blackbird quando foi demitido. A empresa reúne mais ex-desenvolvedores da Zenimax, mas foi estabelecida em parceria com Elaine Gómez, que veio do fechamento da Worlds Untold pela NetEase Games.

Em entrevista ao site GamesIndustry, Cobb descreve sua experiência de demissão como “traumática” quando trabalhava com Project Blackbird. “Foi um choque e, para ser honesto, extremamente traumático. Existem muitas pessoas ainda sofrendo com as ramificações do que aconteceu naquele dia. Pegos de surpresa é um eufemismo, com certeza. Foi um dia duro, algo que nunca vou esquecer.”
Gómez não trabalhava na Zenimax, mas também se sentiu pega de surpresa pelo cancelamento de seu projeto (sem nome público) na Worlds Untold. “Uma coisa que eu tenho dificuldade é que você coloca sua identidade no seu trabalho. É difícil ver isso ser jogado por água abaixo. Eu fiquei lá por quase cinco anos. Se foi. Tudo se foi.”

Saindo da Zenimax, Cobb quer focar nas pessoas com o Ironroot Games
Ecoando o que muito se houve falar sobre a indústria de jogos triplo A, Cobb ressalta que se sentia “preso numa caixa” em sua experiência na área.
“Trabalhando em estúdios AAA corporativos por tanto tempo, como alguém que não era um líder ou diretor, você realmente é colocado em uma caixa de ‘faça uma coisa e faça só isso. Eu acho que trabalhar com time indie pequeno, o que é incrivelmente valioso são as vozes de todos, a experiência de todos. Nós realmente encorajamos isso, eu quero ouvir de qualquer um no time sobre o design e a história, todos têm opiniões valiosas.”
Leia mais:
- “Um cemitério”: funcionários da ZeniMax descrevem empresa após demissões do Xbox
- Microsoft prepara demissão massiva para investir ainda mais em IA [RUMOR]
- Crystal Dynamics anuncia sua terceira leva de demissões de 2025
Além da Zenimax, Cobb também chegou a trabalhar na Naughty Dog, Daybreak e na Sony. Sua nova parceira de desenvolvimento, Gómez, acrescenta: “no fim do dia, é isso que estamos nos esforçando para fazer: colocar as pessoas em primeiro lugar.”
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções