Índice do Artigo

Fim de uma lenda

Forza Motorsport acabou, afirma ex-funcionário do estúdio Turn 10

A série Forza Motorsport pode ter sido encerrada após as demissões que a desenvolvedora enfrentou esta semana

Forza Motorsport acabou, afirma funcionário demitido da Turn 10
Créditos: Divulgação/Xbox Game Studios

Anunciadas pela Microsoft na última quarta-feira (2), a demissões de mais de 9 mil funcionários ao redor do mundo continuam a revelar suas consequências. Segundo Fred Russell, que trabalhava no estúdio Turn 10, a equipe de Forza Motorsport foi totalmente demitida — e a série não deve ganhar novos capítulos.

Em uma publicação feita no Facebook, ele afirmou que a divisão Xbox decidiu fechar totalmente o espaço dedicado à franquia. “Esse é um dia muito triste para um dos melhores jogos de corrida de carros. Eu adorei meu tempo lá”. Russell trabalhou na Turn 10 durante quatro anos como um coordenador de conteúdo da série.

Forza Motorsport acabou, afirma funcionário demitido da Turn 10
Foto: Reprodução/Facebook

Embora tenha deixado a desenvolvedora em 2016, ele ainda mantinha contato com muitos de seus membros e um carinho especial pelos jogos. Segundo Jason Schreier, da Bloomberg, embora a Microsoft não tenha fechado o estúdio, mais da metade de seus funcionários foram cortados esta semana.

Forza deve continuar, mas não sob identidade original

Respondendo a comentários feitos na rede social, Russell explicou que o Xbox não desistiu totalmente de seus jogos de corrida. A companhia deve continuar apostando em novos capítulos de Forza Horizon, que começou como um spin-off dentro do estúdio de suporte Playground Games.

A decisão faz sentido, especialmente quando se considera que o quinto capítulo da franquia, lançado em 2021, foi um grande sucesso de crítica e público. Já o Motorsport mais recente foi o de 2023, que adotou um formato mais baseado em serviços que acabou não agradando tanto assim ao público.

Forza Motorsport acabou, afirma funcionário demitido da Turn 10
Foto: Divulgação/Xbox Game Studios

Entre aqueles que perderam seus empregos na Turn 10 está o apresentador John Schommer, que comentou a publicação de Russell. Além de atualizar o site oficial da franquia, ele também apresentou diversas transmissões ao vivo compartilhando as novidades e atualizações dos jogos de corrida.

Até o momento, a Xbox não esclareceu quantas pessoas perderam seus empregos no estúdio, tampouco qual vai ser o futuro do jogo de 2023 e de Forza Motorsport como um todo. A franquia foi iniciada em 2005 no primeiro console da empresa e ganhou fama ao apresentar seleções de carros variadas e uma boa mistura entre simulação e elementos de gameplay mais direcionados ao arcade.

Fonte: Eurogamer, Fred Russell (Facebook)

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções