Índice do Artigo

novo game em décadas

GTA 3 para Dreamcast agora é real 24 anos depois da produção inicial

Embora o desenvolvimento inicial tenha começado no console da SEGA, somente agora GTA 3 chega ao Dreamcast graças aos fãs dedicados

GTA 3 Dreamcast
Créditos: Rockstar

O Dreamcast está completando 25 anos de lançamento na América do Norte e em comemoração, um grupo dedicado de fãs revelou seu port de GTA 3 para o último console da SEGA. O jogo, na verdade, seria lançado para a plataforma inicialmente, mas o projeto foi mudado para o PS2 por motivos comerciais.

Em uma publicação no Twitter, um dos desenvolvedores, Falco Girgis, chama o port de “impossível”, mas ressalta que o progresso tem sido bom, com o jogo já livre de alguns problemas:

Captura real de hardware mostrando alguns dos últimos progressos em nosso port ‘impossível’ do GTA 3 para o Sega Dreamcast. Não há mais problemas de clipping, taxa de quadros sólida em 30 fps, a maioria dos efeitos está presente. Muito jogável neste estágio inicial. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas ela está se moldando muito bem!

GTA 3 para Dreamcast quase aconteceu oficialmente

Em resposta a esse tuite, Obbe Vermeij, ex-desenvolvedor da Rockstar, elogia o esforço desses fãs e afirma que a produção inicial de GTA 3, em meados de 1999 e 2000, foi feito para o Dreamcast:

Existe um esforço impressionante em andamento para fazer o GTA 3 rodar no Sega Dreamcast. Os primeiros meses de desenvolvimento do GTA 3 (em 99/00) foram feitos no Dreamcast. Por motivos comerciais, mudamos para o PS2. Na época, achamos que era tecnicamente possível fazer isso no DC e esses caras estão realmente fazendo isso. Muito bom.

Obbe Vermeij, ex-Rockstar

Esse ex-desenvolvedor da Rockstar disse antes que a produção desta versão não passou de protótipo e o trabalho durou cerca de 4 meses antes de mudar tudo para o PlayStation 2. Essa mudança não tinha a ver com limitações de hardware, mas, sim, com o rumo que a plataforma da SEGA estava tomando e a expectativa pelo novo console da Sony, considerando o sucesso do primeiro.

Esse protótipo de GTA 3 para o Dreamcast não é novidade, mas é pouco falado. Fica aqui a indagação em relação ao sucesso do game no console da SEGA. Seria o mesmo? O desenrolar da história nos dá uma ideia de que não, principalmente por conta das vendas baixíssimas que não chegaram nem a 10 milhões de unidades, fazendo com o que o console se despedisse em menos de 3 anos depois do lançamento inicial no Japão.

Via: GamesRadar

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções