
Lançado em 2001, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty solidificou Hideo Kojima como um dos grandes criadores de sua época ao quebrar expectativas e trazer uma trama com grandes reviravoltas. Na segunda parte da trama, o protagonista Raiden descobre até mesmo que aqueles que comandavam sua missão não eram necessariamente figuras reais.
Mais de 20 anos depois, o diretor explicou em uma entrevista à Wired que sua intenção não era fazer um comentário sobre a inteligência artificial e os perigos que deepfakes podem trazer. Segundo ele, o título não se trata disso, mas sim de uma história sobre a sociedade digital.
“Metal Gear Solid 1 era sobre DNA. O que não sobra no DNA são memes. É a partir desse momento que pensei da mudança do analógico para o digital”, explica. O termo usado por ele se refere ao conceito do geneticista Richard Dawkins, que chama de ‘memes’ comportamentos que se espalham de uma pessoa para outra.
Metal Gear Solid 2 fala sobre um mundo em que tudo permanece constante
“No mundo digital, tudo permanece”, explicou Kojima. “Assim como a mídia digital atual. Mesmo grafites permanecem sem deteriorar. A internet conecta todas as coisas. E as opiniões são trocadas diretamente em todos os lugares. Metal Gear Solid 2 explica o que a vida das pessoas se torna a partir disso”.
“Não era sobre inteligência artificial, mas sim sobre dados digitais interligados que ganham vida própria”, explicou o diretor. “Essa era a questão. Então, bem… 24 anos se passaram. Virou meio que uma realidade. Eu não previ isso, mas sim um futuro que eu não desejava, mas infelizmente estamos nos caminhando para ele”.

Apesar de Kojima afirmar que não conseguiu antecipar o futuro, muitos dos temas presentes em Metal Gear Solid 2 continuam atuais. Entre eles está como a informação pode ser manipulada para enganar pessoas, e como o uso de deepfakes colabora para criar realidades paralelas.
O diretor está há quase uma década distante da franquia que ajudou a criar, após uma separação bastante pública e polêmica da Konami. No entanto, ele continua falando as relações humanas e a organização em sociedade de forma diferente do passado na série Death Stranding, cujo segundo capítulo pode chegar em breve ao PC.
Fonte: PC Gamer
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções