
Highguard foi o último título a ser revelado durante o TGA em dezembro passado e, principalmente porque muitos esperavam algo como Half-life 3, a revelação foi anticlimática para dizer o mínimo. Não foi difícil perceber o quanto o anúncio decepcionou jogadores, ainda que parte da culpa não seja dos desenvolvedores.
O novo jogo de tiro PvP dos ex-desenvolvedores de Apex Legends e Titanfall será lançado em duas semanas, no próximo dia 26 de janeiro. E, além do prestigioso espaço para o trailer no The Game Awards, quase nada foi mostrado, revelado ou discutido sobre o jogo que muitos apelidaram de “Concord 2”.
Como resultado, muitos já esperam por um fracasso no lançamento. E, evidentemente, muitos não estão interessados em jogar o título.
Notícias Relacionadas:
- Nintendo libera Retrospectiva 2025 do Switch; veja como fazer a sua
- EA adia segunda temporada de Battlefield 6 para 17 de fevereiro
- Por que Code Vein 2 se passa em outro mundo? Bandai Namco explica viagem no tempo e novo sistema de parceiros
Impressões negativas logo de cara

O fato de o título ter ocupado o espaço mais aguardado de um trailer no The Game Awards pode ter se voltado contra a Wildlight, a desenvolvedora do jogo. Além do excesso de expectativa dos jogadores, a revelação foi considerada genérica.
Ao fim, é apenas mais um jogo enquanto serviço de tiro com heróis. E ele rapidamente foi comparado a VALORANT, Overwatch e, sim, Concord, o malfadado jogo de tiro para PlayStation que foi tão ruim que levou à falência de um estúdio inteiro.

Outro problema é que muitos ficaram perplexos com o trailer caótico que não explicou muita coisa. Era uma demonstração visual, mostrando jogadores percorrendo mapas nas costas de cavalos e ursos, empunhando espadas, magia e rifles de assalto.
Tudo era uma tentativa de misturar os modos clássicos de arena de jogos de tiro em primeira pessoa ambientados em mapas destrutíveis. Porém, enquanto o jogo tenta ser tão único, ele se inspira em muitos outros e acaba criando uma identidade distorcida e difícil de definir. O resultado foi a percepção de que se trata de algo genérico.
Mercado Saturado

O fracasso de Concord foi só um dos sinais de que o mercado de Hero Shooters está saturado. Os jogadores estão cansados desse tipo de jogo, e a apresentação de Highguard não conseguiu convencê-los de que ele traz algo de novo.
Para os que gostam do gênero, o mais provável é que eles já tenham o seu título de estimação e não deverão migrar para um novo jogo.
Outro sinal de alerta é o silêncio absoluto e a falta de marketing para Highguard. O jogo será lançado em breve e não há grandes campanhas de marketing, prévias com influenciadores ou qualquer tipo de divulgação nas redes sociais.
Na Steam, o jogo conta com 8.255 seguidores no momento da redação deste texto, um número ínfimo em comparação com os 237.224 seguidores de Marvel Rivals.
O canal oficial publicou o trailer inaugural do jogo em 12 de dezembro, e ele acumulou apenas pouco mais de 100 mil visualizações até o momento da publicação deste texto. A proporção de curtidas para descurtidas é extremamente negativa (90% de deslikes).
No canal do IGN, além das 400.000 visualizações no mesmo trailer, a porcentagem é de 92% de deslikes e um número alarmante de comentários negativos:
- “ChatGPT, crie um jogo de tiro com heróis e elementos de fantasia.”
- “Isso já estava ultrapassado quando o desenvolvedor o idealizou.”
- “Meu Deus, achei que as pessoas estivessem brincando. Realmente parece com Concord.”
Situação ruim…
O subreddit do jogo, muitas das postagens se concentra em perguntas sobre a falta de atualizações por parte dos desenvolvedores. Um usuário escreveu: “Ou os desenvolvedores são incompetentes, ou este jogo vai ser adiado.”
Pode ser que a reação negativa seja mais emocional do que qualquer outra coisa, já que muitos descartaram o jogo sem a) ver a jogabilidade em si e b) sem sequer experimentá-lo por um segundo. E ainda seja possível que a empresa dê a volta por cima (No Man’s Sky é a prova viva de que isso é possível, ainda que difícil).
Porém, a comunidade está firmemente cética, e isso pode afastar potenciais jogadores sem nem mesmo dar uma olhada neste jogo de tiro gratuito. Inclusive, Josh Sobel, do time de desenvolvimento do jogo, fechou sua conta no X depois do anúncio (ao menos, por um tempo).
Como resultado, a menos que algo seja feito, o mais provável é que a narrativa de que Highguard está fadado ao fracasso seja uma profecia que se autorrealize. Neste caso, resta esperar que não tenham gasto muito com o anúncio no TGA.
Fonte: Insider Gaming.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções