
A geração do PlayStation 5 (PS5) pode durar mais tempo do que o inicialmente previsto. De acordo com o insider Detective Seeds, o anúncio oficial do PlayStation 6 está programado para acontecer em 2028, com lançamento previsto entre o final de 2029 e o início de 2030. As informações teriam vindo de um engenheiro da própria Sony, envolvido diretamente no desenvolvimento do novo console.
O PS5 foi lançado em 2020, durante o auge da pandemia de covid-19, o que afetou a distribuição em todo o mundo. A falta de estoques marcou os dois primeiros anos do console, atrasando a popularização e dificultando o acesso dos consumidores. Agora, com a produção estabilizada, o console continua apresentando bons números de vendas, mas enfrenta desafios na percepção de valor por parte dos usuários.

PS5 se consolidando cada vez mais
A expectativa de uma geração curta, com troca de console já em 2027, perdeu força. Os rumores atuais apontam para uma transição mais lenta, impulsionada principalmente pelos atrasos causados pela pandemia. De acordo com o insider, os kits de desenvolvimento do PS6 devem ser enviados aos estúdios a partir de 2026, coincidindo com o lançamento do PS5 Pro e da adoção de tecnologias gráficas mais avançadas, como o FSR4.

COMPRAR PLAYSTATION PORTAL MIDNIGHT BLACK
COMPRAR DUALSENSE EDGE MIDNIGHT BLACK
Apesar do tempo de mercado, muitos jogadores consideram que o PS5 ainda não cumpriu todo o potencial. A escassez de jogos exclusivos totalmente dedicados à nova geração tem sido um dos principais pontos levantados. Muitos títulos de destaque continuam disponíveis também no PS4, o que diminui o incentivo para a migração entre gerações.
Durante o mesmo período de vida do PS4, por exemplo, a Sony já havia lançado jogos aclamados como Bloodborne e Uncharted 4, o que ajudou a consolidar o valor do console anterior. No caso do PS5, os estúdios da empresa lançaram diversos títulos relevantes, mas boa parte deles chegou simultaneamente a outras plataformas.
Geração atual é sucesso financeiro da Sony
Coincidência ou não, a mudança nos planos da companhia aparece momentos depois dos números do PlayStation 5 ajudarem a empresa a encher o bolso. A Sony anunciou que o PS5 já gerou mais de US$ 13 bilhões em lucros até meados deste ano, superando a soma dos ganhos das gerações PS1, PS2, PS3 e PS4 juntas.
Isso tudo vem junto com números expressivos de venda. Números revelados em março deste ano, o PS5 alcançou 77,8 milhões de unidades vendidas desde o lançamento em 2020. As vendas digitais de jogos continuam dominando o mercado da Sony: no primeiro trimestre de 2025, elas corresponderam a cerca de 80% de todas as vendas na PlayStation Network.
Fonte: Gamerant
*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções