
Embora reuniões com acionistas costumem ser bastante burocráticas e tratar de temas quase exclusivamente financeiros, aquela promovida pela Ubisoft recentemente teve um roteiro diferente. Um dos investidores da companhia aproveitou a oportunidade de conversar com o CEO Yves Guillemot para questionar se Assassin’s Creed Shadows é ou não “woke”.
O momento registrado em vídeo mostra um autodescrito “investidor novo, mas jogador antigo” que questionou o momento atual da companhia e da série. Segundo ele, o título mais recente da franquia trouxe diversas controvérsias que estariam ligados ao desejo de seguir uma “agenda política esquerdista”.
“Como você responde? A Ubisoft foi acusada e criticada por essa moda woke. E esse game está acontecendo no Japão medial do Século XVI, e o personagem principal é um samurai africano. Essa é uma escolha ousada da Ubisoft. Na história, ele se apaixona, essa é uma das possibilidades, ele pode se apaixonar por um personagem transgênero”, afirmou o investidor.
Ele também afirmou que decisão como as feitas em Assassin’s Creed Shadows estão deteriorando a imagem da companhia e “desafiando suas fundações”. “Então, isso é uma demonstração de abertura de sua parte? Ou vocês vão voltar atrás e abandonar essa agenda política esquerdista? Há lugar no mundo do entretenimento para esse tipo de postura?”, questionou.
Ubisoft defende suas decisões com Assassin’s Creed Shadows

Em resposta, um aparentemente chocado Guillemot preferiu ignorar qualquer uso da palavra woke e muitas das acusações. Defendendo Asssassin’s Creed Shadows, ele explicou que o game é sobre uma jornada de um herói, na qual os jogadores se transformam em algo a mais do que eram no início.
“Esse é um personagem real. Esse é alguém que realmente existiu. E mostrar esse personagem tem sido extremamente bem-sucedido. E é por isso que decidimos contar essa história. Queríamos contar uma história diferente”, explicou o CEO da Ubisoft em resposta.
Empresa está atenta ao Stop Killing Games

Ao mesmo investidor, Guillemot afirmou que a desenvolvedora está atenta a iniciativas como o Stop Killing Games, que tenta evitar que jogos desapareçam. O executivo afirmou que sua companhia já está tomando ações nesse sentido, ao mesmo tempo que declarou que o suporte a games lançados “não pode durar para sempre”.
Apesar das críticas que recebeu, Assassin’s Creed Shadows é considerado pela Ubisoft como um grande sucesso — e atualmente é o terceiro game mais vendido de 2025. No entanto, nem mesmo ele foi capaz de resolver os problemas graves da companhia, que passa por uma reformulação com ajuda financeira da Tencent.
Fonte: Kotaku
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções