
Iniciada em 2006 pela Avalanche Studios, a série Just Cause fez sua fama ao apresentar mundos abertos repletos de ação e elementos destrutíveis. No entanto, ela segue sem novidades desde 2018, quando seu quarto capítulo foi lançado e recebeu uma recepção mista — e, segundo seu criador, são poucas as chances de ela retornar.
Em uma série de mensagens publicadas no X, Christopher Sundberg explicou que não acredita que a franquia tem chances de voltar no momento atual. Ele deixou a Avalanche Studios em 2020 para fundar a Liquid Swords, e acredita que não restaram membros suficientes das equipes originais para dar continuidade à série.
Sundberg, que foi um dos fundadores do estúdio, foi além, afirmando acreditar que a encarnação atual da empresa não tem a criatividade necessária para trabalhar em Just Cause. “Eles precisam encontrar novamente sua chama, tomar riscos, irritar as pessoas e fazer games que os outros disseram ser impossíveis”, explicou.
Just Cause 4 foi cercado de problemas
Sundberg também explicou que os problemas que devem impedir a criação de Just Cause 5 já estavam presentes na época em que o quarto capítulo da série foi desenvolvido. Ele explicou que a Avalanche Studios cresceu de formas que muitos de seus membros mais criativos estavam seguindo caminhos mais burocráticos.

O próprio desenvolvedor admitiu que, durante o desenvolvimento do game, passou menos tempo trabalhando em seus elementos. Ele explicou que, na época, tinha que dedicar a maior parte de sua energia a “besteiras corporativas, problemas com a publicadora, composições de times, papeis e mais”.
Mesmo assim, Sundberg afirma que Just Cause 4 foi um game promissor, por mais que não tenha conseguido demonstrar bem suas ideias. Ele também explicou que fazia parte do time que apresentou Contraband para a Microsoft, e se sente triste pelo fato de que o jogo nunca deve ser lançado.

Em anos recentes, a Avalanche Studios passou por várias fases de demissões e reformulações enquanto parece buscar uma nova identidade. Além de ter apostado em 2019 em Generation Zero, um shooter com elementos de live service, a empresa nos últimos lançou jogos de pescaria e de caça, bem como o jogo de ação Ravenbound, que estreou em 2023.
Fonte: PC Gamer
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções