Índice do Artigo

As vendas estavam fracas

Morte confirmada? PSVR 2 perde suporte oficial a série famosa

As vendas fracas do PSVR 2 estão fazendo alguns estúdios abandonarem o suporte ao headset

Morte confirmada? PSVR 2 vai perder suporte oficial a série famosa
Créditos: Divulgação/PlayStation

Embora jogos em realidade virtual nunca tenham explodido realmente em popularidade, séries como Beat Saber conseguiram um sucesso relevante no nicho. Assim, surge como preocupação aos donos do PSVR 2 que o título vai perder completamente seu suporte ao headset de realidade virtual.

Em um anúncio divulgado esta semana, a Beat Games confirmou que não vai mais trazer qualquer novidade ou pacote de canções adicionais para o PS4 e PS5. As atualizações para as plataformas cessaram completamente na última quarta-feira (18), mas ainda vai ser possível comprar o título no futuro próximo.

Para “completar o golpe”, a criadora confirmou que o multiplayer de Beat Saber no PSVR 2 está com seus dias contados. Como o modo está interligado às atualizações que o título recebe, ele só vai estar disponível para os donos do headset até o dia 21 de janeiro de 2026 — depois disso, ele vai sumir para nunca mais voltar.

Beat Saber representa bem a situação do PSVR 2

Essa não é a primeira vez que a Beat Games decide descontinuar uma versão de Beat Saber, que permanece um dos jogos de realidade virtual mais populares do mercado. No final de 2024, ela afirmou que não atualizaria mais o jogo no Meta Quest 1 — mas, no caso, isso aconteceu porque o aparelho já é considerado obsoleto.

Morte confirmada? PSVR 2 vai perder suporte oficial a série famosa
Foto: Divulgação/Beat Games

No caso do PSVR 2, a decisão é resultado do fato de que a versão para o headset simplesmente não está vendendo bem o suficiente para justificar o suporte contínuo. Ao mesmo tempo, a desenvolvedora se comprometeu a continuar trazendo novidades para outras plataformas nos próximos meses.

Lançado em 2023, o dispositivo da Sony foi bastante elogiado em um primeiro momento graças à qualidade de suas lentes. Ao mesmo tempo, o preço elevado do aparelho — US$ 550 em sua estreia — fez com que muitos consumidores decidissem que não valia a pena apostar nele.

Headset só vende bem durante promoções

A própria fabricante japonesa justificou os temores do público ao não fazer grandes investimentos na realidade virtual. Após preparar uma primeira leva de jogos exclusivos, ela não demorou a encerrar projetos e fechou no início de 2024 um de seus principais estúdios focados no segmento.

Morte confirmada? PSVR 2 vai perder suporte oficial a série famosa
Foto: Divulgação/PlayStation

Em agosto do mesmo ano, ela confirmou que o PSVR 2 passaria a funcionar no PC, dependendo um adaptador que não trouxe impressões muito positivas. Embora o dispositivo não tenha sido cancelado oficialmente, tudo indica que ele só vai permanecer nas lojas enquanto durarem seus estoques.

Em fevereiro deste ano, a Sony decidiu reduzir consideravelmente o preço do produto, mas nem mesmo isso foi capaz de popularizá-lo. Segundo o site Road to VR, o headset só consegue ganhar alguma tração entre consumidores durante períodos promocionais, quando seu valor pode ser reduzido em até 50%.

Fonte: Eurogamer, Road to VR

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções