
A Ubisoft mantém uma relação próxima com a Nintendo há muito tempo e foi uma das poucas desenvolvedoras terceirizadas a apoiar o Nintendo Switch original desde o início. Inclusive, muitos devem se lembrar do jogo crossover inspirado em XCOM, Mario + Rabbids Kingdom Battle (2017), e sua sequência, Sparks of Hope (2022).
Apesar de serem dois títulos bem peculiares, eles foram bem recebidos. E a parceria continua com o Nintendo Switch 2, para o qual a Ubisoft trouxe com sucesso seus jogos tecnologicamente mais avançados: Star Wars: Outlaws da Massive e Assassin’s Creed Shadows da Ubisoft Toronto.
Este último, lançado no início deste mês para Nintendo Switch 2, também inclui um algoritmo dedicado para VRR (Taxa de Atualização Variável) que consegue manter o recurso ativado mesmo com a taxa de quadros fixa de 30 FPS do jogo. E isso apesar do hardware tecnicamente permitir apenas 40 FPS ou mais.

Em uma entrevista ao FRVR, a Ubisoft explicou que tanto Assassin’s Creed Shadows quanto Star Wars: Outlaws utilizam uma técnica similar para aproveitar a Taxa de Atualização Variável (VRR) do Switch 2, mesmo abaixo de 40Hz.
Como Shadows tem como alvo 30fps, e o VRR do console atualmente só funciona a 40Hz ou mais, foi preciso usar uma solução técnica. No caso, o mesmo frame é apresentado duas vezes, de forma que o hardware emita uma taxa de atualização de 60Hz, mantendo visuais fluidos.
Notícias Relacionadas:
- Gran Turismo 7 tem mais de 2 milhões de jogadores mensais e continua crescendo
- Primeiro Atari Hotel do mundo começa a ser construído em Phoenix — fãs podem comprar cotas por US$ 500
- Acionistas da Electronic Arts aprovam compra pela Arábia Saudita
Futuro da tecnologia
A Ubisoft afirmou estar trabalhando com a Nintendo para potencialmente aplicar esse algoritmo personalizado em todo o sistema. Se essa opção for implementada, poderá beneficiar todos os jogos do Nintendo Switch 2, oferecendo uma experiência mais fluida no modo portátil.
Infelizmente, a entrevista não especifica um prazo, então isso ficará na expectativa. Uma possibilidade é que seja um recurso padrão da Anvil Engine e, portanto, estará presente em futuros jogos que utilizam a tecnologia proprietária.
O primeiro lançamento pode ser o remake de Prince of Persia: The Sands of Time, que, segundo os últimos rumores, pode chegar ao mercado já em meados de janeiro de 2026. A Anvil também deve reaparecer em março de 2026 para o lançamento previsto de Assassin’s Creed IV: Black Flag Resynced, o remake do jogo de 2013.
Fonte: FRVR.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções